A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) decidiu regredir para a Fase 1  e Fase 1- Mitigada em todas as comarcas do Estado, a partir da próxima segunda-feira, dia cinco (5) de abril. A decisão decorre do constante monitoramento por parte do Comitê de Gestão de Crise aos mapas de avaliação de risco para a covid-19 divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde. 

Segundo as recomendações do Comitê, as regiões do Médio Paraíba; Centro-Sul; Metropolitana I; Baixada Litorânea e Norte entraram na bandeira roxa, o nível máximo de risco para a Covid-19, na escala de cinco estágios. Diante disso, essas comarcas deverão regredir para a Fase 1 do plano de retomada gradual.

Já as regiões Metropolitana II; Baía da Ilha Grande; Noroeste e Serrana entraram na bandeira vermelha, o segundo maior nível de risco para a Covid-19, e, por isso, passam para a Fase 1 - mitigada. 

O modelo de retomada gradual da Defensoria prevê reavaliações periódicas, em intervalos de poucas semanas, que determinam o recuo ou avanço de fases entre Fase 1, onde até 25% dos integrantes comparecem às sedes da Instituição enquanto os demais exercem atividades a distância; Fase 1 - Mitigada, onde são mantidas as mesmas regras, mas é possível o atendimento presencial agendado pelo órgão ou pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC); e Fase 2, onde o atendimento remoto coexiste com o atendimento presencial pré-agendado e metade das equipes retornam às tarefas presenciais. 

A Administração Superior vem se pautando pela cautela máxima, tanto em relação à análise do cenário epidemiológico, quanto no que se refere à possibilidade de contágio em uma determinada sede ou órgão, haja vista a gravidade da pandemia e a necessidade de zelar pela integridade física dos trabalhadores da Defensoria Pública.  

Clique aqui https://bit.ly/3rLlZf6 e confira no mapa a posição de cada comarca e sua respectiva fase

Acesse o Manual de Conduta e Procedimentos contra o coronavírus: https://bit.ly/2G3YUlE



VOLTAR