A Defensoria Pública do Rio se reuniu na última sexta-feira (27) com o prefeito do município de Nova Friburgo, Johnny Maycon e com o Centro de Operação de Emergências (COE) para discutir sobre as medidas a serem adotadas no no chamado “Superferiadão” aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) no dia 23 de março. 

Durante a reunião, a defensoria reforçou o pedido para que sejam adotadas medidas mais restritivas e efetivas para que o colapso do sistema de saúde não seja ainda mais agravado. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo município, a taxa média de ocupação dos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19, chegou a 100% nos dois principais hospitais da região.

Para a defensora pública, Larissa Davidovich, o momento que estamos vivendo é gravíssimo, tanto do ponto de vista epidemiológico, quanto em relação à saturação do sistema público de saúde na cidade de Nova Friburgo.

“A hora é de união, de conscientização, de que estamos atravessando período de exceção e que, além das medidas adotadas acertadamente pelo gestor público, caberá a cada um de nós fazer a parte que nos cabe” —  alerta a defensora

Cooperação entre as regiões

A preocupação dos Defensores Públicos do 7º Núcleo de Tutela Coletiva abrange todos os municípios da região já que, para eles, as ações devem ser coordenadas e regionalizadas. Ao todo, o órgão já se reuniu com os secretários de saúde de mais de 10 municípios entre eles: Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Teresópolis, Bom Jardim, Cantagalo, Duas Barras e Macuco.

— De nada adianta que uma cidade adote medidas drásticas e bastante restritivas enquanto as cidades vizinhas seguem com seu funcionamento praticamente normal. As ações devem ser coordenadas e regionalizadas —  explica Davidovich.

Além das recomendações feitas pela defensoria durante as reuniões, também ficou estabelecido a criação de um grupo de mensagens unindo os defensores e os secretários de saúde dos municípios, com o intuito de dinamizar a troca de informações e proporcionar ajuda mútua.



VOLTAR