A Defensoria Pública do Rio de  Janeiro (DPRJ) lança nesta quinta-feira (25), com apoio da Fundação para Infância e Adolescência e da associação Portal Kids, uma cartilha com instruções sobre como agir em caso de desaparecimentos de pessoas. O evento marca o início da Semana Nacional de Mobilização Contra o Desaparecimento de Crianças, que vai de 25 a 31 de março, e busca orientar e conscientizar a população sobre o tema.
 
O desaparecimento é entendido como o sumiço de alguém, não importando a idade, sem aviso a familiares, amigos ou terceiros. Uma pessoa é considerada desaparecida quando não é encontrada nos lugares que tem o hábito de frequentar, ou com conhecidos. O manual busca dar orientações básicas, mas essenciais, aos familiares dessas pessoas.
 
Entre outras recomendações, uma das principais é de que não é necessário esperar o prazo 24h, 48h ou 72h para registrar a ocorrência de desaparecimento, como é crença popular. A comunicação deve ser feita de forma imediata quando se percebe que a pessoa está sumida e incomunicável. Em casos de desaparecimento, a família deve procurar a delegacia mais próxima, munida de uma fotografia atual da pessoa, ou entrar em contato com o Programa de Desaparecidos do Disque Denúncia: 2253-1177; com o programa SOS Crianças Desaparecidas: 2286-8337 e 98596-5296 (exclusivamente nos casos de crianças e adolescentes); e com o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (PLID) pelo e-mail atendimento.plid@mprj.mp.br.
 
A cartilha completa está disponível aqui

 

Texto: Igor Santana



VOLTAR