"Pensar em inovação é pensar em tecnologia. As pessoas costumam dizer que querem um sistema para solucionar determinado problema. Mas quero deixar claro que inovação não é só sistema, mas tentar mudar a nossa rotina de trabalho para melhorar para nós e para os nossos assistidos. Queremos unir esforços para realizar avanços significativos para todos.” Essa foi a análise feita por Virginia Gonzalez, coordenadora de Inovação, na última quarta-feira (17), na webinar de lançamento do iLAB, como foi batizado o Laboratório de Inovação da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. 

O projeto piloto começou ainda em 2020 e tornou-se agora o primeiro a ser implantado em uma defensoria brasileira. Com objetivo principal de aperfeiçoar métodos de trabalho em diferentes áreas da instituição para encontrar novas maneiras de garantir o acesso à justiça, um dos diferenciais, sem dúvidas, é o foco no usuário. 

- Isso talvez seja uma alavanca para que a Defensoria seja ainda mais inovadora. A partir dessa visão de que o destinatário final do serviço ou da transformação, não é o órgão em si, mas o público, o destinatário da política pública e beneficiário em última instância da atuação de cada um dos órgãos. Partir dessa lógica do foco no cidadão não é adivinhar o que o cidadão precisa. É descobrir o que o cidadão precisa, ouvindo, dialogando, pesquisando, questionando, testando - ressaltou Guilherme de Almeida - Representante do GNova, laboratório de Inovação da Enap. 

A ação segue em consonância com as iniciativas da Defensoria de facilitar a experiência dos assistidos. Um exemplo é o aplicativo Defensoria RJ, que alcançou a marca de mais de 100 mil downloads nas lojas digitais no mês de março, em apenas quatro meses no ar. 

Mas além de buscar melhorias para os usuários, o iLAB também promete ser um local de experimentação para defensores(as) e servidores(as), ao incentivar a formação de equipes multidisciplinares e focadas em descobrir soluções para as necessidades da instituição. 

Participaram da webinar o defensor público-geral do Estado, Rodrigo Pacheco; o diretor e a coordenadora do Laboratório de Inovação, Marlon Barcellos e Virginia Gonzalez, respectivamente; o representante do Gnova, Laboratório de Inovação do Enap, Guilherme de Almeida; e a pesquisadora em inovação no Setor Público da UnB, Leilane Oliveira.

Texto Fernanda Vidon



VOLTAR