Com o intuito de evitar aglomeração e garantir a segurança dos assistidos e defensores (as), a sede da Defensoria Pública em Mangaratiba, na Costa Verde, recomenda ao moradores do local que solicitem o atendimento virtual por meio do aplicativo “Defensoria RJ”. Atualmente, o município  está na Fase 1 - Mitigada do plano de retomada gradual da Defensoria. Isso quer dizer que apenas 25% das equipes podem atuar presencialmente. Portanto, o atendimento ao público na cidade segue prioritariamente remoto – à exceção das pessoas em situação de vulnerabilidade extrema e dos casos de urgência máxima.

— Neste momento em que a pandemia se agrava novamente e os números de mortes estão infelizmente em níveis recordes, é preciso redobrar os cuidados e evitar ao máximo sair de casa. Por isso, a Defensoria está se esforçando bastante para concentrar e agilizar os atendimentos pelo novo aplicativo, a fim de atender a todos em segurança — explica a defensora pública Michele Leite.

Quem tiver dificuldade de baixar o aplicativo, pode obter orientações pelo e-mail dpudemangaratiba@defensoria.rj.def.br. Mas, atenção: o e-mail é apenas para tirar dúvidas sobre a instalação do aplicativo, que é o canal prioritário de atendimento.

Saiba como usar o aplicativo

Com o aplicativo instalado, a primeira coisa a fazer é se cadastrar com nome, e-mail, CPF e endereço, além da criação de sua senha de acesso. Caso já tenha sido atendido pela Defensoria, parte dessas informações serão preenchidas automaticamente pelo banco de dados da instituição. Depois, será necessário que o assistido faça a verificação de identidade enviando uma foto sua e um documento de identificação como RG ou CNH. 

Depois da validação, o sistema pedirá confirmação para saber se o assistido é dono do celular, se tem acesso a internet e se pode receber o atendimento remoto. Após as respostas, o assistido poderá ser atendido diretamente pelo app. Para o primeiro contato entre a pessoa e a Defensoria basta clicar na aba “marcar atendimento”, onde haverá um campo solicitando a descrição do caso. As informações serão analisadas por inteligência artificial preparada para compreender a forma que o assistido se expressa, ou seja, sem juridiquês. A partir deste ponto, o assistido será direcionado para as três opções que mais se encaixam no perfil da demanda apresentada.

Texto Jéssica Leal



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