O aplicativo Defensoria RJ, ferramenta criada para aproximar os serviços da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) de seus usuários por meio do celular, ultrapassou a marca de 100 mil downloads nas lojas digitais. Lançado em outubro de 2020, o app representa a virada tecnológica da instituição e se tornou um aliado para garantir acesso à justiça, especialmente durante a pandemia da Covid-19. 
 
Em quase quatro meses no ar, o aplicativo foi baixado 118.390 vezes através do Google Play e da Apple Store. Houve  79 mil cadastramentos de usuários, 39.391 atendimentos e 77 mil agendamentos, além de quase 25 mil casos iniciados. Até o momento, as três demandas mais atendidas são sobre pensão alimentícia para filhos, oferta de alimentos e divórcio consensual. 
 
Já a Inteligência Artificial da ferramenta, que ajuda no encaminhamento dos assistidos aos temas específicos, direcionou a maior parte dos usuários para as áreas de alimento para filhos, ação de indenização e alvará judicial de falecidos que não deixaram bens. Em seguida estão também oferta de alimentos e divórcio consensual.  
 
O aplicativo, primordial para a situação atual de pandemia e que se mostra uma importante ferramenta para o futuro, possibilita agendamento de atendimentos remotos e presenciais; encaminhamento de documentações; consulta, remarcação e cancelamento de agendamentos; interação entre os usuários e a instituição; e informação sobre processos. Assim como todos os serviços oferecidos pela Defensoria, o app também é totalmente gratuito. 
 
Defensoria RJ, a Defensoria do Rio na palma da sua mão.



VOLTAR