A Defensoria Pública do Rio de Janeiro disponibilizou no início de fevereiro um guia com informações sobre como participar e promover projetos de educação em Direitos com a tutela da instituição. Intitulado “Cidadania, Sim”, a ideia é ampliar o trabalho de promoção da cidadania e assim contribuir para a diminuição da desigualdade social. 
 
O guia disponibiliza contatos para participação em projetos que já estão em andamento, oportunidade para replicar algum projeto em outras comarcas e regiões, além de espaço para apresentação e realização de novas iniciativas. Dentro da DPRJ, a Coordenadoria Geral de Programas Institucionais (COGPI) e o Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR)são os responsáveis por criar e coordenar esses programas.
 
Entre os projetos que já fazem parte das atividades da instituição estão, por exemplo, Defensores da Paz; Diálogo Cidadão; Defensores da Juventude; Acelerando a Escolaridade; Defensoras Populares; Defensoria cumprindo seu papel na educação; Transportar com inclusão; e Defensoria nas Ilhas (veja os detalhes de cada um no link abaixo). Além da produção de diversas cartilhas informativas. 
 
A Defensoria disponibilizará apoio através da produção de arte e divulgação do projeto, contato para formação de parceria, organização de suporte técnico, participação de defensores e defensoras, impressão de material de apoio e honorários para professoras e professores convidados. 
 
Educar em direitos é uma função institucional da Defensoria Pública. Por isso, defensoras e defensores são reconhecidos como instrumentos de transformação social com a missão de garantir essa aprendizagem para a sociedade. Dentro deste contexto, o engajamento é essencial para a expansão das atividades em todo o Estado do Rio de Janeiro.
 
O guia completo está disponível aqui

 

Texto: Igor Santana



VOLTAR