O Conselho Superior da Defensoria Pública do Rio aprovou, em reunião realizada nesta segunda-feira (8), o edital para abertura do XXVII Concurso Para Ingresso Na Classe Inicial Da Carreira Da Defensoria Pública Do Estado Do Rio De Janeiro. Entre as novidades está a abertura das inscrições já nesta quarta-feira (10) e a definição dos protocolos de segurança contra a Covid-19 durante o concurso.
Ao todo serão oferecidas 32 vagas, com aumento no percentual de vagas para cotistas, sendo 30% destinadas a candidatos (as) negros (as) ou indígena(s), 10% para candidatos (as) com hipossuficiência econômica e 5% para candidatos (as) com deficiência. Também foi aprovada a possibilidade de uso do nome social a travestis, transexuais e transgêneros durante o concurso.
As inscrições deverão ser realizadas a partir das 14h do dia 10 de fevereiro até as 16h do dia 11 de março de 2021, pelo site (www.fgv.br/fgvconhecimento/concursos/dpgerj2021) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituição organizadora do concurso.
As provas serão realizadas de forma presencial, respeitando o distanciamento social e os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19. As salas de aplicação serão organizadas com redução de 25% da capacidade, mantendo o distanciamento máximo entre as carteiras e a ventilação do ambiente com portas e janelas abertas.
Outra medida adotada foi que cada candidato (a) deverá utilizar máscara durante toda a permanência nos locais onde serão realizadas as provas, podendo implicar na eliminação do concurso caso esta regra não seja cumprida. No local também será aferida a temperatura dos (as) candidatos (as). Aqueles que tiverem acima de 37,8°C farão a prova em uma sala separada.