“Tenho a zelar pelas prerrogativas dos membros da Defensoria Pública, respaldando sua atuação e promovendo seu acolhimento quando alvo de arbitrariedades. O mesmo quanto às servidoras e servidores. Tudo com justiça, equilíbrio e independência”. Estas foram algumas das primeiras palavras da nova corregedora-geral da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), Katia Varela Mello, que tomou posse em cerimônia remota realizada nesta sexta-feira (5) e transmitida pelo canal da instituição no Youtube.
 
A votação para a escolha da nova corregedora aconteceu nesta segunda-feira (1º), durante reunião extraordinária do Conselho Superior. Katia foi candidata única e permanecerá à frente da Corregedoria nos próximos dois anos  (2021-2022), substituindo o defensor público Nilton Manoel Honório.

- Quero reiterar minha percepção da corregedoria não apenas como órgão fiscalizador e correcional, mas também como órgão de orientação, esclarecimento e prevenção de conflitos. Visando a melhoria, o aperfeiçoamento e a qualidade dos serviços prestados pela Defensoria Pública aos nossos usuários - pontuou Katia, durante o discurso de posse.

Katia Varela atua como defensora há quase três décadas, sendo 23 anos ininterruptos na área criminal - os últimos 11 na Classe Especial. 

- A Katia é uma referência para todos os defensores da Vara Criminal pela combatividade e pela seriedade com que conduz os casos. Assumir a Corregedoria não é fácil. A gente tem que reconhecer os colegas que assumem funções que podem ser de poder mas que trazem muito desgaste pessoal. Seja muito bem-vinda. Eu tenho certeza que você vai cumprir muito bem esse papel - acrescentou o defensor público-geral Rodrigo Pacheco durante a cerimônia.



VOLTAR