A Defensoria Pública do Rio enviou, por meio da Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva, um ofício à Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES), pedindo informações sobre a transferência de 17 pacientes oriundos de Manaus e infectados com Covid-19 que ocorreu na última quarta-feira (3). De acordo com a DPRJ, restam dúvidas sobre o estado de saúde dos pacientes, que chegaram sem conhecimento prévio do Governo. 

Considerando as variantes da nova cepa de coronavírus, que possui maior capacidade de transmissão e pode ter sido responsável pela segunda onda da doença na capital amazonense, a DPRJ solicita uma cópia integral da vistoria realizada pela SES/RJ no Hospital Federal do Andaraí, a fim de verificar as condições de atendimentos da unidade de saúde, além de questionar se os testes realizados nos pacientes tiveram resultado positivo para a nova cepa variante de Covid-19 detectada no Estado de origem.

O ofício indaga ainda quais medidas adicionais foram e estão sendo adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde para controlar a disseminação da nova cepa em território estadual, bem como para investigar as variantes naturais do Sars-CoV-2, fortalecer a vigilância da nova cepa e estruturar a rede de assistência com novos leitos, ambulâncias e fornecimento de oxigênio para um possível novo aumento dos casos, de modo a evitar a entrada de novos pacientes no Estado em prévia articulação e planejamento com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. O prazo de resposta ao ofício é de cinco dias úteis.



VOLTAR