A defensora pública Katia Varela Mello foi eleita para ocupar o cargo de corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. A votação para a escolha da nova corregedora aconteceu nesta segunda-feira (1º), durante reunião extraordinária do Conselho Superior, que foi realizada de forma online e transmitida pelo canal da DPRJ no YouTube.

Candidata única, Kátia Varela ficará à frente da Corregedoria Geral no biênio de 2021-2022, em substituição ao defensor público Nilton Manoel Honório. A escolha da assessoria ficará por conta da nova corregedora, que já indicou a defensora Simone Mendes para o cargo de subcorregedora-geral. A solenidade de posse ocorrerá de forma online na próxima sexta-feira (5) e também será transmitida pelo YouTube.

Filha de defensor público e com uma trajetória de 28 anos na Defensoria, Varela acredita que a sua experiência poderá ser de grande contribuição aos colegas e à instituição.

— Acredito que eu possa contribuir com a Instituição de um modo diferente do que estou habituada, com técnica, independência, equilíbrio e firmeza quando se fizer necessário. Eu não vejo a Corregedoria apenas como um órgão fiscalizador, mas como um órgão de orientação, esclarecimento e prevenção de conflitos, sempre visando as melhorias dos serviços prestados pela Defensoria aos usuários — ressaltou a defensora. 

A nova corregedora-geral passou 23 anos na área criminal, sendo os últimos anos na Classe Especial. Sua trajetória inclui a participação na comissão para a elaboração de minuta de projeto de alteração da lei complementar Nº 6 de 12 de maio de 1977, bem como a comissão setorial de gestão do projeto "Plano Plurianual", participando da comissão de defesa criminal e das pessoas privadas de liberdade. A defensora também integrou a banca de processo penal do XXVI Concurso para Ingresso na Carreira Inicial da DPRJ e fará novamente parte da banca para o XXVII Concurso.



VOLTAR