A Defensoria Pública do Rio enviou, por meio da Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva, ofícios às secretarias de Saúde do Estado e do Município do Rio de Janeiro, bem como para a Seap e o Degase, pedindo informações sobre o plano de vacinação da Covid-19. De acordo com a DPRJ, restam muitas dúvidas sobre a suficiência da quantidade de doses disponibilizadas na fase atual e sobre as próximas etapas do período de imunização. 

Considerando a urgência da demanda e as eventuais dificuldades que se impõem aos mais vulneráveis, a DPRJ questiona como será feito o controle das doses aplicadas para assegurar o respeito ao planejamento dos grupos prioritários, assim como o controle de pacientes que não estão cadastrados nas unidades básicas de saúde ainda e que não possuam o cartão do SUS. 

Os ofícios indagam ainda se há previsão de imunização para pacientes dos grupos prioritários que estejam hospitalizados ou impedidos de se locomover, bem como o planejamento de inclusão das pessoas privadas de liberdade (adolescentes e adultos) que se adequam nos grupos de risco à doença. O prazo de resposta aos ofícios é de 48 horas a partir do registro de recebimento pelos órgãos destinatários.



VOLTAR