É com grande pesar que a Defensoria Pública do Rio, a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj) e a Caixa de Assistência aos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Camarj) comunicam o falecimento do ex-defensor público-geral João Simões Vagos Filho, o primeiro defensor a ocupar a chefia da instituição, em cargo então de procurador-geral da Defensoria. 

João Simões Vagos Filho esteve à frente da Defensoria de março de 1990 a março de 1991. Sua atuação como defensor público foi decisiva na elaboração dos artigos referentes à Defensoria Pública na Constituição de 1988. Junto à Assembleia Legislativa, foi determinante na redação dos artigos relativos à instituição na Constituição estadual.

Foi também, em outubro de 1982, sócio- fundador da atual Associação dos Defensores Públicos, da qual tornou-se diretor-presidente em 1985. 
João Simões Vagos Filho foi cassado pelo golpe militar de 1964, quando era capitão-tenente da Marinha. Posteriormente anistiado, ingressou na Defensoria Pública em 1981.

O ex-defensor público-geral faleceu nesta quinta-feira (7). Velório e sepultamento serão reservados à família.
Nesse momento de dor e consternação, a Defensoria se solidariza com familiares e amigos.



VOLTAR