O aplicativo Defensoria RJ já está disponível no sistema iOS. Agora, quem possui iPhone também pode acessar os serviços da Defensoria pelo celular, a exemplo do que já acontecia com os portadores do sistema Android. Lançada em outubro, a plataforma permite que o usuário agende atendimento, envie documentos, dentre outras funcionalidades.

O Defensoria RJ tem o objetivo de aproximar a Defensoria Pública dos seus assistidos, encurtando a distância e facilitando o contato entre o cidadão e a instituição. Ele é mais um canal de acesso ao órgão junto ao 129, telefone do Centro de Relacionamento com o Cidadão (CRC) e as sedes espalhadas por todo o Estado. 

O processo é simples: com o aplicativo instalado, a primeira coisa a fazer é cadastrar o usuário com nome, e-mail, CPF e endereço, além da criação de uma senha de acesso. Caso já tenha sido atendido pela Defensoria, parte dessas informações serão preenchidas automaticamente pelo banco de dados da instituição. Depois, será necessário que o assistido faça a verificação de identidade enviando uma foto e um documento de identificação como RG ou CNH.

Depois da validação, o sistema pedirá confirmação para saber se o assistido é dono do celular, se tem acesso a internet e se pode receber o atendimento remoto. Após as respostas, o assistido poderá ser atendido diretamente pelo app. Para o primeiro contato entre a pessoa e a Defensoria basta clicar na aba “marcar atendimento”, onde haverá um campo solicitando a descrição do caso. As informações serão analisadas por inteligência artificial preparada para compreender a forma que o assistido se expressa, ou seja, “sem juridiquês”.

Com esta nova ferramenta, ficou ainda mais fácil procurar os serviços da Defensoria e receber um retorno sobre processos. São mais de 40.403 usuários ativos e 59.129 downloads no APP.  Além disso, durante esse período, foram realizados mais de 14 mil agendamentos pelo aplicativo.

No entanto, é importante ressaltar que, durante o recesso, de 19/12 a 06/01, a DPRJ estará atendendo apenas urgências, por meio de cinco Polos de Atendimento Remoto (PAR) e do Plantão Noturno. Localizados no interior do Estado, na Baixada Fluminense e na capital, os polos, assim como o Plantão Noturno, atenderão apenas casos como questão de saúde com risco de morte; busca e apreensão de adolescentes; alvará para sepultamento; violência doméstica e prisão em flagrante, considerados urgentes.

– Agora com a versão para iOS o aplicativo da Defensoria fica disponível para todos os smartphones. Mas é importante ressaltar que até o dia 06/01 a Defensoria está trabalhando em regime de plantão, então qualquer atendimento de urgência será encaminhado para o nosso canal da CRC através do 129 – destacou a 2ª subdefensora pública-geral, Paloma Lamego. 

É a Defensoria na palma da sua mão. 

Download:
Play Store: https://bit.ly/34yCJ0q
Apple Store: https://apple.co/3h6nUXT



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