“Dialogar e estabelecer outros canais para compartilhar sua atividades, prestar contas à sociedade e deixar registrado nesse momento tão complexo das nossas gerações um pouco das diversas ações dos defensores nesses últimos meses”. Assim, o defensor público e coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) Fábio Amado abriu o webinar “Direitos Humanos em Tempos de Pandemia”. O evento ocorreu nesta quinta-feira (10) em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.
 
Mais do que uma comemoração aos 72 anos da Declaração dos Direitos Humanos aprovada pela Organização das Nações Unidas em 1948, neste ano atípico, a Defensoria aproveitou a data para apresentar os rumos tomados por suas equipes durante a pandemia da Covid-19. 
 
Os palestrantes foram divididos em quatro mesas para falar um pouco da atuação de cada núcleo da DPRJ durante a quarentena. A apresentação de todo o evento foi de responsabilidade do coordenador do Núcleo de  Defesa dos Direitos Humanos, Fábio Amado. 
 
De início estiveram presentes, além de Amado, o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco; a coordenadora do Núcleo Contra Desigualdade Racial (Nucora), Daniele da Silva; e a coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual (Nudiversis), Letícia Furtado.
 
A segunda mesa foi formada pelo subcoordenador do Nudedh, Daniel Lozoya; e pelo  defensor titular do Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Neapi), Valmery Guimarães.
 
- Todos os defensores públicos são por ofício garantidores dos direitos humanos. Esse é o nosso dever. Trabalhar na promoção e defesa dos direitos humanos em especial para grupos em situação de vulnerabilidade - comentou o subcoordenador do Nudedh, Daniel Lozoya.
 
A terceira rodada de conversas contou com falas do coordenador de defesa criminal, Emanuel Queiroz; o coordenador da infância e juventude, Rodrigo Azambuja; e a Coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher, Flávia Nascimento. 
 
Fechando as palestras foram chamados o Ouvidor Público-Geral, Guilherme Pimentel; o coordenador do Núcleo de Terras e Habitação (Nuth), Ricardo Mattos; o subcoordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), Eduardo Chow; e a coordenadora e Saúde e Tutela Coletiva, Thaisa Guerreiro.
- Se a gente conseguiu ter resultados expressivos neste ano isso decorre do esforço de cada defensor, estagiário e residente em cada um dos 92 municípios do estado. A Defensoria Pública teve papel de protagonismo para preservar e garantir os direitos da população mais vulnerável e em momento algum fechou suas portas - pontuou o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco.
 
A prestação de contas passou por toda a atuação da DPRJ em 2020. Foi passado um pente-fino em todas as principais ações da instituição na defesa das pessoas em vulnerabilidade, negras, LGBTs, mulheres, grávidas e puérperas, além da defesa dos direitos à alimentação, saneamento básico, água potável e saúde.
 
- Ainda estamos vivendo esse momento de pandemia, mas eu tenho muito orgulho de estar aqui hoje. Todos apresentaram belíssimas atuações e eu tenho muito orgulho de ser defensora e poder ajudar essas pessoas - a coordenadora e Saúde e Tutela Coletiva, Thaisa Guerreiro.
 
Assista ao evento completo em: https://bit.ly/375uiuS



VOLTAR