Foi inaugurada nesta terça-feira (24) a nova sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) em Jacarepaguá. A entrega da unidade, localizada na Rua Francisco Piragibe, n 151, representa a primeira etapa de melhorias na infraestrutura da instituição na região, que ainda conta com mais dois espaços que serão revitalizados.

A Defensoria passa a atender a população local em 14 salas do 5º andar do prédio, acessado por elevador, totalmente climatizado e acessível às pessoas com deficiência. São aproximadamente 487 metros quadrados, que irão concentrar o atendimento das varas cíveis e criminais, além de espaço de call center para o atendimento remoto. 

– O compromisso da nossa administração tem sido as regionais da capital e da Baixada, que são regiões mais pobres e onde se concentra um grande número de atendimentos da Defensoria. Jacarepaguá era uma prioridade para nós, mas, infelizmente, este ano tivemos que pausar os projetos para focar incansavelmente na gestão de crise por conta da pandemia, o que de certa forma atrasou essa entrega. Mas hoje estamos realizando a primeira etapa desse compromisso e, a partir do mês que vem, se tudo ocorrer dentro do planejado, conseguiremos aumentar 150 postos de residência jurídica. Isso possibilitará que cada defensor titular tenha mais um apoio, que será fundamental tendo em vista a alta demanda da região – destacou o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco.

Também estiveram presentes a secretária de Engenharia e Infraestrutura, defensora Luciene Torres, o 1º defensor público-geral, Marcelo Leão; o defensor público Evaldo Andrade; a defensora-pública Andréia Gonçalves e a defensora pública aposentada Patrícia Saavedra, que atuou na região de Jacarepaguá e se emocionou ao relatar sobre a importância do novo espaço. “Onde há parceria, amor, entrega, tudo é possível. Ainda que demore algum tempo, tempo esse muitas vezes importante para maturação de ideias e escolhas melhores, mas com certeza esse momento é o tempo certo”, disse a aposentada.

– Essa inauguração traz não só mais conforto como dignidade ao atendimento, tanto para os assistidos como para os que aqui trabalham. Estamos determinados a dar uma atenção maior à manutenção da infraestrutura, para que as pessoas não precisem se preocupar com questões como problemas estruturais e possam focar apenas em dar um atendimento de qualidade ao assistido – completou a defensora Luciene Torres.  

A unidade se encontra na fase 1 mitigada, como todas as comarcas do Estado, prevendo um contingente reduzido de equipe e horas presenciais. O atendimento segue de forma prioritariamente remota. O atendimento presencial é possível, dependendo do caso, mediante agendamento pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), 129, ou pelo app “Defensoria RJ”.

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Texto e fotos por: Jaqueline Banai



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