A Defensoria Pública do Rio de Janeiro alcançou a marca de 1.092 audiências transcritas no Sistema Verde. A transcrição de audiências é mais um avanço possibilitado pela tecnologia. A funcionalidade permite a transcrição automática de todo o áudio da audiência. Assim, o defensor pode recorrer ao documento com uma busca mais específica, por palavras. É possível, por exemplo, pesquisar a palavra "dívida" e o módulo do transcritor mostrará em quais momentos do depoimento ela foi repetida. 
 
- As audiências hoje são gravadas, principalmente na área criminal. Por exemplo, quando um depoente é interrogado, o vídeo da audiência é anexado ao processo pelo Tribunal de Justiça. Espera-se que no futuro todas as audiências sejam gravadas. O problema da gravação é que se um defensor quiser rever um depoimento, por exemplo, para escutar de novo os detalhes de um determinado fato, ele precisaria ouvir ou ver toda a gravação para chegar no ponto da audiência que lhe interessa rever - comentou o coordenador do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da UFRJ, Geraldo Zimbrão.
 
Todo esse trabalho de digitação na DPRJ é feito pelo Sistema Verde. Basta o defensor anexar o arquivo da audiência ao processo dentro do sistema e ele entrará na fila para transcrição, o que demora em média 15 minutos. Isso se aplica a todas as audiências que estejam anexadas ao processo. Tudo isso é transcrito por uma rede neural artificial e o próprio Verde dá o feedback do fim da transcrição.

- A ferramenta permite a correção de termos que eventualmente não tenham sido transcritos corretamente e a ferramenta aprende com essas correções. A defensora ou o defensor pode também  copiar e colar diretamente trechos em sua peça processual, inclusive com referência à minutagem do vídeo - disse a subdefensora pública-geral, Paloma Lamego.
 
Também é possível salvar bookmarks com a posição específica de algumas falas relevantes da audiência. Para isso, os defensores só precisam marcar no vídeo as partes específicas com tags e o sistema salvará automaticamente. Quando for necessário rever esse momento, é necessário apenas clicar na bookmark/tag criada e será redirecionado para aquela posição.
 
- É importante ter essa agilidade e poder buscar dentro do vídeo por trechos específicos onde uma determinada palavra tenha sido dita sem ter que assistir ao vídeo. Além disso, se um defensor assumir um processo de outro, não haverá necessidade de assistir ao vídeo de cada uma das audiências, ele pode ler a transcrição - o que é bem mais rápido do que assistir a um vídeo. A maioria das pessoas é capaz de ler a uma velocidade de 3 a 4 vezes maior do que consegue compreender escutando um áudio -  concluiu Geraldo Zimbrão.



VOLTAR