A Defensoria Pública do Rio de Janeiro, por meio da sua Coordenação de Promoção da Equidade Racial (COOPERA) vai realizar na próxima quinta-feira, 19, às 18h, o webinar “Independência Funcional e o combate às desigualdades estruturais: caminhos de diálogo”. A inspiração para o debate vem do caso recente com o programa para trainees voltado para candidatos negros, criado pelo Magazine Luiza. A ideia é discutir os limites e as possibilidades de compatibilizar a independência funcional com o dever institucional de combater as desigualdades, nesse caso em especial, o racismo.  

A instituição organizou uma programação especial para a promoção da agenda antirracista no mês da consciência negra. Durante os próximos dias de novembro, serão realizados cinco eventos, entre 13 e 27, que buscam dar visibilidade e qualificar o trabalho da instituição na luta por igualdade racial. 

O evento contará com a mediação da defensora pública e coordenadora do NUCORA, Daniele Magalhães e estarão presentes a procuradora do Trabalho, Coordenadora da Coordigualdade do MPT-SP e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas, Valdirene Assis, o defensor público e Doutor em Direito Processual, Franklyn Roger e a magistrada no tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Karen Luise Vilanova.

— É um convite para todos os interessados acompanharem esse debate para que a gente possa avançar na defensoria em relação a uma compreensão mais abrangente da independência funcional e para que haja um entendimento mais consistente do papel que a Defensoria tem na nossa Constituição — ponderou a defensora pública Lívia Casseres, que está a frente da COOPERA.



VOLTAR