A Coordenação de Promoção da Equidade Racial (COOPERA) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) organizou uma programação especial para a promoção da agenda antirracista no mês da consciência negra. Durante os próximos dias de novembro, serão realizados cinco eventos, entre 13 e 27, que buscam dar visibilidade e qualificar o trabalho da instituição na luta por igualdade racial. 
 
A agenda inclui a publicação do Boletim Especial Antirracista do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) ainda nesta semana e os cursos serão iniciados na próxima sexta-feira (13), com a Capacitação sobre Preenchimento do Quesito Raça/Cor no Sistema Verde. Já na quarta-feira seguinte (18), será a vez do Curso de Formação em Relações Étnico-Raciais, que formará sua quarta turma. 
 
Para a defensora pública Lívia Casseres, que atua na COOPERA, essa é uma oportunidade de dialogar com a sociedade para pensar coletivamente em formas de efetivar o compromisso antirracista da Defensoria Pública no seu cotidiano.
 
- O novembro negro tem um significado de resgate da memória da resistência histórica contra a escravidão, liderada pela figura de Zumbi dos Palmares, mas representa também a afirmação da luta contemporânea contra o racismo no Brasil. As ações programadas pela COOPERA para este mês visam engajar e conscientizar todos os profissionais da Defensoria Pública sobre a importância de incorporar a perspectiva antirracista na promoção do acesso à justiça em todas as esferas - pontuou Lívia. 
 
Além dos cursos, na quinta-feira (19), terão início os eventos especiais. O primeiro dia tratará do tema Independência Funcional e o combate às desigualdades estruturais: caminhos de diálogo. A inspiração para o debate vem do caso recente com o programa para trainnees voltado para candidatos negros, criado pelo Magazine Luiza. 
 
O evento da semana seguinte, no dia 26, promoverá uma Mesa Quilombola junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), destinado à prestação de contas sobre o andamento dos processos de garantia de território para as populações quilombolas. 
 
Para encerrar a agenda especial, no dia 27 haverá o lançamento do Grupo de Trabalho de Monitoramento das Políticas Institucionais de Promoção da Equidade Racial. O GT, aberto à participação de defensores, servidores e todos os demais profissionais da Defensoria, terá o objetivo de trabalhar em conjunto com a COOPERA a criação de planos de atuação para enfrentamento do racismo. Na ocasião, será divulgado um edital para inscrição, aberta a todos os integrantes da DPRJ.



VOLTAR