Quatro novos(as) servidores(as) tomaram posse na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) no dia 1º de outubro, em uma cerimônia na sede da instituição. Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária contra o novo coronavírus, a solenidade ocorreu de forma reduzida, com uso obrigatório de máscaras e respeitando o distanciamento entre os novos servidores e defensores presentes.

Esse foi o quinto ato de convocação dos(as) aprovados(as) no III Concurso Público para o quadro de apoio da instituição. Estavam presentes na mesa do evento o defensor público-geral Rodrigo Pacheco, o subcorregedor-geral Franklyn Roger, o secretário de gestão de pessoas Leandro Moretti e o presidente da associação dos servidores, Gustavo Belmonte.

— Nós temos a consciência e a certeza de que o crescimento da Defensoria Pública passa pela valorização dos servidores aprovados no concurso público. Na medida das enormes dificuldades que o regime de recuperação fiscal impõe ao serviço público, é um compromisso nosso, fortalecer o quadro dos servidores públicos — enfatizou Rodrigo Pacheco.

O presidente da associação dos servidores, Gustavo Belmonte, parabenizou os recém-empossados reforçando a importância dos servidores no momento de crise que estamos vivendo.

— Vocês entraram numa instituição com uma missão muito nobre e no dia a dia vocês vão poder mudar a vida de muitas pessoas. Isso é muito satisfatório. É um momento muito difícil no Brasil, a gente sabe como a pandemia tem impactado a população mais necessitada, que é exatamente o público que a gente atua, então, mais do que nunca, a Defensoria Pública precisa estar forte e preparada, com sua capacidade máxima, para poder enfrentar esses novos desafios — destacou. 

Com a assinatura do termo de posse na cerimônia no dia 1º, a instituição deu início remotamente ao Curso de Ambientação e Capacitação de Novos Servidores e Servidoras já no dia seguinte (2). Com o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria (Fesudeperj), serão ministradas, de forma online, palestras e rodas de conversa sobre o papel e a atuação de órgãos como a Ouvidoria, a Corregedoria, o Centro de Relacionamento com o Cidadão (CRC), as coordenações Cível; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Saúde e Tutela Coletiva; e da Infância e Juventude, do Coopera, da Adperj e da Dcom.

Assista a cerimônia no nosso canal do Youtube!

Vejam as fotos no nosso Flickr!

Fotos: Jaqueline Banai

 



VOLTAR