A Defensoria Pública do Rio (DPRJ) realizou, nesta segunda-feira, 31, a V Jornada de Direitos Humanos para Estagiários e Estagiárias da instituição. O evento, realizado e transmitido pelo canal da DPRJ no Youtube, marcou o Dia Nacional do Estagiário(a), celebrado no dia 18 de agosto. 

A cerimônia foi aberta pela estagiária do Nucora Glenda Dantas, que estava no papel de mediadora da sala virtual. Também participaram a diretora de capacitação do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), Adriana Britto, o coordenador geral de Estágio e Residência Jurídica, Leandro Moretti e a presidente da Fesudeperj, Maria de Fátima Dourado.

—  Se a Defensoria tem tido uma atuação combativa, de garantir direitos, se reinventando nesse modelo de distanciamento social em razão da pandemia, os efeitos acabam chegando às pessoas mais vulneráveis. Se não fosse o papel dos estagiários e estagiárias, a gente não teria como desempenhar no dia a dia nossas funções —  ressaltou Adriana Britto.

O debate teve como tema a “Atuação da Defensoria Pública na defesa dos direitos humanos em tempos de pandemia”, e contou com a participação da defensora e coordenadora do Nudem Matilde Alonso, da defensora e subcoordenadora de Saúde e Tutela Coletiva Alessandra Nascimento e da defensora e coordenadora do Núcleo de Audiência de Custódia, Caroline Xavier. 

Também estavam presentes na palestra Roberta Martins, estagiária do Nudem, Patrícia da Costa Morais, estagiária da coordenação de Saúde e Tutela Coletiva e Gabriel José, estagiário do Nudac.

—  Nós, infelizmente, temos um sistema público de saúde muito deficitário e incapaz de atender a demanda da população de todo o Estado. A pandemia tem acrescido toda essa sensibilidade que envolve a saúde, e atropela o Estado do Rio de Janeiro, que tem um número exorbitante de óbitos. A gente vem trabalhando para tentar diminuir todo esse desgaste numa população do Rio quando já era incapaz de ofertar um sistema de saúde digno e eficiente —  enfatizou Alessandra Nascimento.

No final do evento, houve um debate com perguntas dos participantes que estavam acompanhando a palestra e foi realizado o sorteio de publicações da Defensoria.

Acesse aqui a transmissão



VOLTAR