Dez novos(as) servidores(as) tomaram posse na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) nesta quinta-feira, 27, em uma cerimônia na sede da instituição. Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária contra o novo coronavírus, a solenidade aconteceu de forma reduzida, com uso obrigatório de máscaras e respeitando o distanciamento entre os novos servidores e defensores presentes.

Esse foi o quarto ato de convocação dos(as) aprovados(as) no III Concurso Público para o quadro de apoio da instituição. Estavam presentes na mesa do evento o defensor público-geral Rodrigo Pacheco, o subcorregedor-geral Franklyn Roger, o secretário de gestão de pessoas Leandro Moretti, o primeiro subdefensor público-geral Marcelo Leão, o ouvidor-geral Guilherme Pimentel e a presidente da Fesudeperj, Maria de Fátima Dourado.

— É um momento de comemoração porque a Defensoria Pública necessita cada vez mais fortalecer o seu quadro de servidores. Nesse momento de crise, é fundamental a presença da instituição garantindo acesso à justiça para a população — enfatizou Rodrigo Pacheco.

O subcorregedor-geral Franklyn Roger também ressaltou a importância dos servidores para a instituição.

— Nós, em muitos casos, somos a última esperança que as pessoas mais vulneráveis procuram para a tutela dos seus direitos. Algo que já vem sendo construído ao longo das últimas gestões é que a Defensoria Pública preste um serviço de excelência, que o assistido, quando chega à instituição, seja acolhido. E esse acolhimento, em grande parte, vai depender não só do papel dos defensores públicos mas também do papel dos servidores —  destacou. 

Com a assinatura do termo de posse na cerimônia desta quinta-feira, 27, a instituição dá início remotamente ao Curso de Ambientação e Capacitação de Novos Servidores e Servidoras já nesta sexta-feria (28). Com o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria (Fesudeperj), serão ministradas, de forma online, palestras e rodas de conversa sobre o papel e a atuação de órgãos como a Ouvidoria, a Corregedoria, o Centro de Relacionamento com o Cidadão (CRC) e as coordenações Cível; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Saúde e Tutela Coletiva; e da Infância e Juventude, do Coopera e da Asdperj.

O evento foi transmitido pelo canal da DPRJ no Youtube. Assista aqui



VOLTAR