Foto:  Adam Fagen. (CC BY-NC-SA 2.0)



A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) está desenvolvendo um aplicativo que irá facilitar o acesso aos serviços prestados à população. Para ajudar nesta empreitada, fechou uma parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), entidade de pesquisa e sem fins lucrativos, formado por professores e pesquisadores da área de tecnologia. O ITS vai prestar consultoria, principalmente com relação à experiência do usuário. 

Ainda em desenvolvimento, o app “Verde Cidadão” é uma extensão do Sistema Verde, utilizado pela instituição para gerenciar os casos nos quais atua. A expectativa é que essa versão para os dispositivos móveis permita aos usuários da Defensoria Pública obter orientações jurídicas, agendar atendimento e consultar o andamento de seus processos sem precisar sair de casa. 

A parceria com o ITS começou em julho e seguirá até dezembro. O Instituto prestará consultoria à Defensoria Pública na implementação do aplicativo. Para tanto, irá monitorar a satisfação do usuário e formular tutoriais a fim de melhorar a experiência no uso do app. Outra frente de trabalho visa o desenvolvimento das diretrizes de privacidade de dados do software, explicou o engenheiro e pesquisador Alexandre Barbosa, que faz parte do ITS. 

– O ITS atuará com uma consultoria, indicando, nas reuniões de desenvolvimento, potenciais melhorias. Também realizará uma pesquisa de usuário. Queremos entender melhor quem são os usuários assistidos pela Defensoria Pública e como se relacionam com a tecnologia e serviço remoto, para podermos garantir o maior impacto do app Verde Cidadão – explicou. 

Paloma Lamego, segunda subdefensora pública geral do Estado, afirmou que a parceria é muito importante, pois auxiliará na avaliação do aplicativo da Defensoria junto aos usuários dos serviços prestados pela DPRJ.

– Esse era um enorme desafio na implantação dessa inovação: como testar e acompanhar o uso e as necessidades de correção e melhorias de um app a ser usado pelo nosso público. Até então, todo nosso conhecimento estava voltando para o acompanhamento das fases do projeto do Verde de uso da própria Defensoria – afirmou. 

Para Barbosa, a adoção da tecnologia pelos órgãos públicos para atender a população é uma tendência e também um enorme desafio. 
 
– A digitalização do setor público tem avançado bastante durante a pandemia da Covid-19. O problema é quando essa aceleração ignora as devidas diretrizes legais e tecnológicas de inclusão e proteção de dados pessoais. Órgãos como a Defensoria são indicadores do impacto, positivo ou negativo, das tecnologias na sociedade. A inovação é política. Estamos animados. Vamos tentar contribuir da melhor maneira possível e garantir que a DPRJ se adeque às boas práticas globais – afirmou. 
 
Parceria com a UFRJ
Parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE /UFRJ) garantiu a criação do Sistema Verde, que foi implementado na Defensoria Pública em 2017. O software integrou rotinas e procedimentos de todos os órgãos de atuação, otimizando o trabalho de defensores e servidores nos casos judiciais e extrajudiciais defendidos pela instituição. 

Desdobramento do Sistema Verde, o app Verde Cidadão vem para facilitar o acesso às informações dos processos pela população, ao instituir uma nova forma de autoatendimento.



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