O Programa ‘Fala, Defensor’ desta semana apresenta a segunda parte da entrevista com o Defensor Público Geral da Defensoria Pública do Espírito Santo, Gilmar Alves Batista; o Subdefensor Público Geral, Vinícius Chave, e o Defensor Geral da Defensoria do Rio, Nilson Bruno. Em pauta, avanços, projetos e parcerias da Instituição, que foi criada em 1994.

Gilmar Alves Batista, Vinícius Chaves e Nilson Bruno falam sobre os projetos que as Instituições desenvolvem e que podem servir de parcerias entre elas. O Defensor Geral do Rio, inclusive, comenta que foi aprovada, recentemente, em reunião do Condege, o “Defensoria sem Fronteiras” que propõe a solicitação da participação de defensores públicos para atuarem em qualquer Defensoria Pública do Brasil.

Os chefes institucionais comentam também que a atuação dos Defensores Gerais está mais próxima e que isso vem resultando em conquistas relevantes como, por exemplo, a promulgação da Emenda Constitucional 80/2014, que fixa prazo de oito anos para que a União, os Estados e o Distrito Federal dotem todas as comarcas de defensores públicos.

O Subdefensor Público Geral, Vinícius Alves, aborda a questão das parcerias que a Defensoria do Espírito Santo realiza com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, cartórios, sindicatos dos médicos, além dos mutirões nos presídios do estado.

O programa ‘Fala, Defensor’ vai ao ar na TV Justiça, no domingo, 10, às 16h30; com reprise na quinta-feira, às 5h; e no sábado, às 6h. Informamos ainda que os vídeos dos programas anteriores podem ser visualizados no canal do Youtube www.youtube.com/defensoriapublicarj


VOLTAR