Polos remotos contabilizam 6.158 atendimentos desde que foram implantados

 

Os polos remotos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro realizaram 1.643 atendimentos nesta segunda-feira (30) – o maior número registrado desde o último dia 23, quando essas unidades começaram a funcionar. Segundo o balanço, a instituição ingressou com 238 medidas de urgência na Justiça do Rio. Desse total, 37 foram deferidas.

A Defensoria Pública tem 110 Polos de Atendimento Remoto (PARs) em funcionamento em todo o Estado para atender à distância os casos urgentes. Segundo balanço dessa segunda, as unidades contabilizam 6.158 atendimentos desde que foram implantadas.  

Os contatos, disponíveis no site https://coronavirus.rj.def.br, ocorre por meio do WhatsApp, celular e e-mail, sem que o usuário precise sair de casa. A medida atende ao plano de contingência contra a coronavírus em vigor no Rio e visa a evitar a disseminação da doença nas instalações da DPRJ.

Os núcleos especializados da Defensoria Pública foram os que registraram maior demanda – 618 atendimentos nessa segunda. Na sequência, destacam-se os PARs da 11ª e 1ª Regiões, respectivamente com 133 e 123 atendimentos realizados.

As áreas mais procuradas foram execução penal (473 atendimentos), criminal (312), família (246), saúde pública (205), cível (175), fazenda pública (109), infância (48) e violência doméstica (42).  

Entre os atendimentos realizados, destaca-se medida de urgência obtida pela Defensoria Pública junto à Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital que concedeu a uma senhora de Minas Gerais a guarda provisória da neta que se encontrava em unidade de acolhimento no Rio.

Já a DPRJ em Niterói moveu uma ação visando o restabelecimento do fornecimento de água para um usuário – serviço importante tendo em vista a recomendação das autoridades sanitárias de lavar as mãos como forma de evitar a pandemia do coronavírus.

Os PARs orientaram familiares de presos doentes ou com excesso de prazo no processo. Também houve procura para tirar dúvidas processuais, sobre a realização de audiências e sobre o retorno do atendimento presencial. Usuários também buscaram a Defensoria Pública para obter informações sobre o programa de auxílio emergencial do governo federal.

 

Acesse a íntegra do balanço: https://bit.ly/2UQgblZ

Saiba mais: https://coronavirus.rj.def.br



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