O Dia Nacional da Defensoria Pública também foi celebrado com missa em ação de graças realizada, na quinta (19), no Santuário do Cristo Redentor, no Corcovado. A reunião religiosa presidida pelo padre Omar Raposo, guardião e reitor do espaço, contou com a presença de  defensores públicos e funcionários da DPRJ na capela localizada a 700 metros de altura da cidade e aos pés do monumento.

A imagem do Cristo Redentor ainda recebeu iluminação verde, que é a cor da Defensoria, como parte das comemorações pela data e, segundo padre Omar, "para dar ainda mais visibilidade ao trabalho dos defensores públicos." A missa foi co-celebrada pelo defensor público Marcelo Leão e acompanhada pelo canto e o som do violão da defensora pública Simone Estrellita.

- Tenho certeza que o Rio de Janeiro é privilegiado por ter uma Defensoria mais estruturada e vocês também são privilegiados por desenvolver esse trabalho junto aos necessitados. Assim, como diz a bíblia, a quem muito é dado mais será cobrado e isso aumenta a nossa responsabilidade. Deus com a sua Justiça e Misericórdia nos integra, somos todos irmãos e não somos melhores do que ninguém. Ao contrário, o que nos dignifica é a nossa capacidade de nos colocar a serviço do próximo - disse padre Omar.

"Bem perto do céu, entre nuvens e no camarote da cidade do Rio de Janeiro", ele completou:

- Se a injustiça nos incomoda, que ela, de fato, gere uma inquietação em nós diante de qualquer situação que a gente perceba que foge à coerência e à verdade. Dessa forma e debaixo de uma dos grandes símbolos do país, a gente renova esse compromisso diante de Deus, de vocês e, principalmente, diante da consciência de cada um - completou.

Participaram da missa a chefe de gabinete da DPRJ, Julia Luz; a coordenadora de Mediação, Christiane Serra; a coordenadora da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), Gabriela Cherem; a coordenadora Cível, Adriana João; a subcoordenadora Cível, Cintia Guedes; a subsecretária-geral, Márcia Cristina Fernandes; a subcorregedora-geral, Maria Leonor Carreira; a coordenadora-geral do Estágio Forense, Maria de Fátima Dourado; a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Rio (Adperj), Juliana Lintz; a 1ª vice-presidente, Andrea Sena; e a diretora de Assuntos Legislativos; Maria Carmen de Sá.

Também estiveram presentes os defensores públicos Carlos Alberto Dourado; Adriana Gameiro; Cristina Radich; Fatima Maria Bessa Dias; Suyan dos Santos Liberatori; Samantha de Castro; Mariza Cassus e outros.

Texto: Bruno Cunha
Fotos: Erick Magalhães



VOLTAR