Instituição quer reparação por danos morais coletivos a passageiros prejudicados
pela retirada de circulação de 40 trens danificados

 

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) teve novo encontro com a Supervia para negociar a possibilidade de compensação dos passageiros que, em novembro, foram prejudicados pela retirada de circulação de 40 trens com problemas. Em reunião no Núcleo de Defesa do Consumidor da DPRJ (Nudecon) nesta quarta-feira (11), representantes da concessionária, da secretaria estadual de Transporte e também do Legislativo discutiram a necessidade de reparação dos usuários (por dano moral coletivo) e definiram o cronograma de retorno dos trens às atividades. Até 17 de janeiro as composições devem voltar a operar com caixas de engrenagem novas e temporárias, e até 1º de setembro com caixas novas e definitivas. Uma nova reunião foi marcada para a segunda-feira (16).

Outro encontro aconteceu no dia 25 de novembro e, na ocasião, esteve em debate a importância da criação de um plano de mitigação de danos para a população das linhas afetadas pela retirada das composições pela concessionária. A ideia é ter um plano em vigor até o restabelecimento integral do serviço. 

– Avançamos bastante na reunião desta quarta com a definição das datas de retorno das composições à operação. Continua em discussão a questão da indenização coletiva devida aos usuários do serviço, mas, de qualquer forma, o saldo da reunião de hoje foi muito positivo – destacou a coordenadora do Nudecon, Patricia Cardoso.

Também participaram da reunião o subcoordenador do Nudecon, Thiago Basílio; a assessora parlamentar da Defensoria, Maria Júlia Miranda; o secretário estadual de Tranportes, Delmo Manoel Pinho; o presidente da Supervia, Antônio Carlos Sanches; o procurador do Estado, Carlos Silva Baptista; e as deputadas estaduais Lucinha, Mônica Francisco e Alana Passos; entre outros presentes.

Texto e foto: Bruno Cunha



VOLTAR