O núcleo de primeiro atendimento da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) em Cabo Frio, na Região dos Lagos, está de cara nova. Após três meses de reformas, a cerimônia de inauguração das novas instalações ocorreu na última quarta-feira (11) e contou com a participação de defensores, funcionários e autoridades locais.

O prédio, localizado na Praça Porto Rocha, na região central da cidade, passou por uma série de mudanças que visam melhorar o atendimento à população local. A coordenadora regional Raquel Ramos ressalta que a reforma foi fundamental, já que a prioridade foi manter os atendimentos no prédio cedido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e ocupado pela Defensoria desde 2006.

— A prioridade foi manter o núcleo de primeiro atendimento neste prédio. Estamos localizados no centro da cidade, uma região muito estratégica, que facilita o acesso da população à Defensoria Pública — ressalta.

As instalações passaram por uma série de melhorias como a restauração da fachada, instalação de um novo sistema de refrigeração, melhorias na estrutura elétrica, além da construção de estações de atendimento individualizadas. No total, o espaço possui 83m², no qual são oferecidos serviços de primeiro atendimento nas varas de família e civil.

A coordenadora-geral do Interior e da Baixada Fluminense, Luciene Torres, acredita que em razão do aumento do número de assistido nos últimos anos, a reforma é importante para que se possa atender as demandas da população cabofriense de maneira efetiva. 

— Nos últimos anos, Cabo Frio deu um salto. É o sétimo município do Estado e o maior da Região dos Lagos. A Defensoria Pública não podia mais ficar em um espaço inadequado, que não passasse a grandeza que a cidade passou a ostentar — afirma.

Além das coordenadoras, a cerimônia de inauguração contou com a participação do Defensor Público-Geral Rodrigo Pacheco; pelo 1º Subdefensor público-Geral Marcelo Leão; o presidente da OAB de Cabo Frio Kelven Lima; o comandante do décimo oitavo grupamento de Bombeiros André Siqueira; além de defensoras atuantes no município, servidores e estagiários da comarca de Cabo Frio. 

A Defensoria Pública funciona na Praça Porto Rocha, nº 104, no centro de Cabo Frio.

Confira as fotos no Flickr!



VOLTAR