Coordenação de Saúde e Tutela Coletiva assume a função criada dentro
da Rede de Controle da Gestão Pública, uma iniciativa
do Tribunal de Contas da União (TCU)

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) vai coordenar um Grupo de Trabalho criado pela Rede de Controle da Gestão Pública do Rio (RCGP) na área da Saúde. De iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU) e com participação da Defensoria desde 2014, a Rede atua no desenvolvimento de ações de fiscalização da Administração Pública e no último encontro realizado com as instituições participantes, no dia 25 de julho, formalizou o convite à Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva da DPRJ.

Criada com a finalidade de fortalecer o controle social e de implementar ações de diagnóstico e combate à corrupção, a Rede também atua com o intercâmbio de experiências e o compartilhamento de informações e documentos nesse sentido. Para a coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria, Thaisa Guerreiro, o convite inédito para coordenar o GT da Saúde demonstra o reconhecimento em relação à relevância da atuação da Defensoria e do seu papel de transformação social. 

– Ficamos honrados com a oportunidade de iniciar um trabalho inédito com todos os órgãos de controle, o qual possibilitará, por intermédio da troca de informações e experiências, a identificação dos impactos dos problemas relacionados à gestão e ao mau uso da verba pública na assistência e vice versa. O fruto deste trabalho só beneficiará a todos, sobretudo à população pela qual lutamos diariamente – destaca Thaísa Guerreiro.

Além da Defensoria, participam da Rede o Tribunal de Contas do Estado (TCE); o Tribunal de Contas do Município (TCM); o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ); a Receita Federal; a Polícia Federal; e a Controladoria Geral do Estado, entre outras instituições.

Texto: Bruno Cunha



VOLTAR