A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) promove, na próxima segunda-feira (15), às 10h, uma roda de conversa sobre Justiça Restaurativa Comunitária. O evento tem o objetivo de discutir formas alternativas de resolução de conflitos e novas possibilidades de enfrentamento da violência em áreas urbanas periféricas. A roda de conversa vai contar com a participação da pesquisadora Mayara Carvalho, autora do livro “Justiça Restaurativa na Comunidade”, resultado de sua tese de doutorado e da atuação na comunidade do Nacional, no município de Contagem, Minas Gerais.  

Em 2016, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) definiu as diretrizes para a implementação e difusão da justiça restaurativa no sistema de justiça brasileiro, com o objetivo de construir formas mais pacíficas de convivência social. A defensora pública Lara Alondra, coordenadora da Infância e Juventude, afirma que o debate sobre justiça restaurativa é fundamental para a transformação dos conflitos e interessa a diversas áreas de atuação da Defensoria Pública. 

– A necessidade de se discutir e entender o funcionamento dessa abordagem de solução dos conflitos é fundamental para a construção de uma cultura de paz – afirmou a defensora. 

O evento será realizado na sala 2 da Fesudeperj, que fica no 4º andar da sede da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, na Rua Marechal Câmara, 314, no Centro do Rio.



VOLTAR