Na última sexta-feira (24), a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) esteve na Escola Municipal Barro Branco, localizada na cidade de Duque de Caxias, para realizar a terceira edição do projeto Defensoria nos Territórios. Promovido por defensores e defensoras da unidade da Defensoria Pública do município, o projeto leva orientação jurídica a regiões periféricas e promove a educação em direitos através de palestras e oficinas. Segundo a defensora Renata Tavares, o objetivo do projeto é estreitar as relações entre a Defensoria Pública e a população.

– O Defensoria no Território surge da necessidade de mostrar para a população que a Defensoria Pública existe – esclarece a defensora. 

Entre 10h e 15h foram realizados o total de 243 atendimentos de orientação jurídica para a população da região. Para a defensora Alessandra Mônica, ações como essa ajudam a construir uma Defensoria moderna e atenta às demandas da população.

– É importante que a Defensoria vá até a população e conheça suas demandas. Hoje em dia conseguimos uma mobilização muito maior da sociedade através dos nossos núcleos especializados e de ações como essa – afirma Alessandra. 

Além dos atendimentos, houve a realização de uma oficina que apresentou aos alunos da escola Barro Branco a cartilha “Toda criança tem direitos”. A oficina, ministrada pela pedagoga e assessora da Ouvidoria-Geral da DPRJ Fabiana da Silva e pela defensora Alessandra Mônica, contou com a participação de aproximadamente 30 alunos entre 8 e 10 anos que debateram sobre os princípios presentes na Declaração Universal dos Direitos da Criança. 
 



VOLTAR