Na noite do último dia 12, quinta-feira, o Núcleo de Terras e Habitação (Nuth) realizou encontro na Vila União, em Curicica, com a presença de dezenas de famílias ameaçadas de remoção para construção de trecho da Transolímpica.

Na ocasião, os Defensores Públicos Adriana Bevilaqua, Joao Helvécio e Maria Lucia Pontes esclareceram as providências e encaminhamentos que estão sendo tomados.

A Prefeitura iniciou a demolição de imóveis desocupados por moradores que aceitaram a oferta de novas casas, apesar de informar a Defensoria que ainda não há definição do traçado da Transolímpica, nem número exato de quantas famílias precisarão ser removidas.

Com a destruição parcial das casas desocupadas, sem observância de critérios mínimos de segurança e engenharia, há iminente risco de desabamento dos imóveis habitados por moradores que não aceitaram as propostas de remoção.

O Nuth irá oficiar ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), à Defesa Civil e aos secretários municipais responsáveis pela obra, para prevenir responsabilidades, sem prejuízo das medidas judiciais cabíveis.



VOLTAR