O coordenador do Núcleo de Terras e Habitação (Nuth), João Helvécio, e as defensoras públicas do núcleo Adriana Bevilaqua e Raquel Ramos, participaram, nesta quinta-feira, 26, de mais uma reunião com moradores da Vila Autódromo.  O encontro teve por objetivo coletar as manifestações de vontade  da comunidade e estabelecer os próximos passos, inclusive no âmbito judicial. Servidores do Nuth e do Menezes Côrtes e estagiárias do núcleo auxiliaram os defensores durante toda reunião. 

Segundo João Helvécio,  apesar da remoção de diversas famílias após acordos individuais com a Prefeitura, dezenas delas ainda pretendem permanecer no local. “Ali elas construíram suas vidas e suas histórias. Coesas e mobilizadas, elas manifestaram  expressamente ao Núcleo de Terras e Habitação a vontade de defender suas moradias e de lutar pela urbanização prevista na Lei Complementar 74/2005”, explicou.

A Vila Autódromo é uma antiga comunidade de Jacarepaguá,  na qual residem centenas de pessoas, muitas com título de concessão outorgado pelo Estado. Além disso, a área foi declarada pela Lei Complementar 74/2005 como de Especial Interesse Social. Portanto,  não pode haver alteração em sua destinação, eminentemente habitacional, de natureza popular, cabendo ao Município a integral urbanização da mesma. 

Com o advento das Olimpíadas, o Município vem tentando remover as moradias para que as obras do Parque Olímpico prossigam.  No intuito de garantir a destinação legal do terreno, os moradores chegaram a elaborar, com apoio de técnicos especialistas em Urbanismo, Arquitetura e Engenharia, um Plano Popular de Urbanização. O projeto foi ganhador de concurso organizado pelo Deutsche Bank; o valor do prêmio será utilizado na construção de uma creche, prevista no próprio plano.



VOLTAR