Alunos, defensores e artistas celebram formatura do curso Defensores da Paz

 

O curso Defensores da Paz, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, formou mais uma turma neste sábado (6), em Duque de Caxias. O projeto capacita moradores e lideranças comunitárias a orientar a população no acesso a direitos básicos como saúde e educação, formando defensores de direitos e multiplicadores de conhecimento autônomos e capazes de atuar nas comunidades onde vivem.

A turma de 35 formandos foi recebida pelo projeto Som do Parque – Grupo Apadrinhe um Sorriso, que emocionou a plateia com a apresentação que mistura dança, música, teatro e uma pitada de consciência social.

– O curso nos ajudou a ter mais consciência de nossos direitos e de como acessá-los. A partir de hoje, reafirmamos a voz de nossas comunidades, que se tornará mais forte – afirmou Samires de Souza, aluna do projeto.

 

Formatura contou com apresentação do Som do Parque – Grupo Apadrinhe um Sorriso

 

A cerimônia de formatura aconteceu na sede da Defensoria em Duque de Caxias e contou com a presença das defensoras Alessandra Bentes e Daniella Vitagliano.

– Respeito é o primeiro passo para uma sociedade mais justa. O segundo passo é disseminar conhecimento – destacou Daniella Vitagliano, que idealizou nosso projeto. 

– A partir do momento em que somos empoderados e temos ciência de que nossa voz pode ser ouvida, construímos o que está ao nosso redor – afirmou a defensora Alessandra Bentes, defensora pública em Duque de Caxias.

O Defensores da Paz é uma iniciativa da Coordenadoria-Geral de Programas Institucionais e do Núcleo de Defesa de Direitos Humanos, com apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio (Fesudeperj). Iniciado em 2015, o projeto já formou líderes comunitários em diversas localidades do Estado do Rio, como Complexo do Alemão, Volta Redonda, Belford Roxo e Macaé.

Os moradores de Duque de Caxias já podem comemorar, pois agora contam com 35 moradores completamente capacitados e disponíveis para ajudar a população na busca pela garantia dos seus direitos.

 

Formandos exibem orgulhosos o certificado de conclusão do curso

 



VOLTAR