O Sistema Estadual de Defesa do Consumidor promove na segunda-feira, 16, ação comemorativa pelo Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março. A Defensoria Pública do Rio de Janeiro, através do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), integra o Sistema, que realizará evento comemorativo na Praça Saens Peña, Tijuca, das 9h às 11h30. A atividade marca o lançamento e a distribuição da Cartilha sobre Planos de Saúde, elaborada pelos integrantes do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor. Além da Defensoria Pública, compõem o Sistema o Ministério Público estadual, o Ministério Público federal, a Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj (Codecon), a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, o Procon Carioca e o Procon RJ.

A Unidade Móvel da Defensoria Pública estará apoiando a iniciativa, que contará com defensores públicos que prestarão orientação aos consumidores. De acordo com a coordenadora do Nudecon, Patrícia Cardoso, o objetivo da ação é orientar os consumidores sobre planos de saúde, mapear as maiores reclamações dos consumidores e as empresas com maior número de queixas. “Com essas informações, vamos traçar estratégias de atuação diretamente com as empresas e buscar a solução extrajudicial dos conflitos”, explica.

À tarde, às 14h, acontece na sede da Defensoria Pública, no Centro do Rio, o debate “O relacionamento entre os consumidores e as operadoras de plano de saúde”. Segundo Patrícia Cardoso, representantes do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, de planos de saúde e da Agência Nacional de Saúde (ANS) vão buscar o aperfeiçoamento e a melhoria na prestação dos serviços para reduzir o número de reclamações.

Na ocasião, representantes dos órgãos vão debater em três painéis: “Rescisão Unilateral do Contrato de Plano de Saúde”, “Descredenciamento de Rede”, e “Regulação de Planos de Saúde”.  O debate é aberto ao público e para se inscrever basta enviar nome e RG para cursos.proconcarioca@gmail.com .

Serviço:

Manhã: 9h às 11h30

Lançamento e distribuição da Cartilha sobre Planos de Saúde 

Local: Praça Saens Peña

Tarde: 14h às 17h

Debate: O Relacionamento entre os Consumidores e as Operadoras de Plano de Saúde

Local: Auditório da Defensoria Pública (Av. Marechal Câmara 314/2º andar – Castelo)

1º Painel: Rescisão Unilateral do Contrato de Plano de Saúde 

2º Painel: Descredenciamento de Rede

3º Painel: Regulação de Planos de Saúde



VOLTAR