O Defensor Público-Geral do Estado, André Luís Machado de Castro, instalou nesta segunda-feira, 30, a Comissão de Assessoramento Especial à Chefia Institucional, que será presidida pelo defensor público aposentado José Fontenelle Teixeira da Silva. A reunião aconteceu na sede da Instituição e contou com a presença de defensores públicos aposentados. De acordo com Castro, a participação do grupo na Administração é fundamental: “Queremos um trabalho inclusivo em que possamos compartilhar experiências e dar sugestões. Esse é o espírito dessa comissão”, disse.

No encontro, além do nome de Fontenelle como presidente, foi anunciado o nome da defensora pública aposentada Edna Miudim Guerreiro como secretária da Comissão. “O Fontenelle traz um simbolismo muito forte e faz questão de acompanhar e estar presente nos eventos”, disse o Defensor-Geral.  Castro ressaltou ainda que a formatação da Comissão não está fechada: “Escolhemos esses dois nomes, mas fizemos questão de deixar em aberto para aqueles defensores que queiram colaborar”.

O 1º Subdefensor Público-Geral, Jorge Bruno, afirmou que a iniciativa era um desejo antigo. Ele disse que está sendo estudado junto ao Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) um curso de capacitação ministrado pelos defensores aposentados. “Estamos vendo a possibilidade de convidá-los para ministrar cursos de capacitação para os mais novos”, contou.

Já o 2º Subdefensor Público-Geral, Rodrigo Pacheco, lembrou da época em que foi diretor na Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj) e pôde conviver e aprender com os mais antigos. “Participei duas vezes da diretoria da Associação e tive a oportunidade de ver o empenho dos defensores. É esse espírito que a gente vai trazer para a Administração”, disse.

Também prestigiaram o encontro os ex-defensores públicos gerais João Simões Vagos Filho e Dácio da Costa Guerra. 



VOLTAR