O 1º Subdefensor Público-Geral, Jorge Bruno, a coordenadora do Plantão Noturno, defensora pública Thaísa Guerreiro, e a defensora pública plantonista, Bruna Amorim, participaram na tarde desta quarta-feira (15), da inauguração das novas dependências do Plantão Judiciário, que retorna ao Fórum Central da Capital. De acordo com Thaísa, o espaço destinado à Instituição foi bastante ampliado e já está em funcionamento.

“A Defensoria Pública ganhou mais três mesas e espaço reservado para atendimento pelo defensor. Além disso, também foi destinado um gabinete ao lado do dormitório que dará mais privacidade ao defensor plantonista, necessária em demandas complexas de urgência”, explicou. A equipe da Defensoria Pública é composta por cinco defensores, um servidor e catorze estagiários que se revezam entre os plantões noturno e diurno.

Ainda de acordo com a coordenadora do Plantão Noturno, os defensores terão vagas disponíveis para estacionamento na garagem da Lâmina III do Tribunal de Justiça. Ela informa ainda que o telefone da Defensoria Pública não mudou. O número permanece 3133-2747. “O plantão noturno funciona das 18h às 11h e o diurno das 11h às 18h”, completou.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, falou sobre as expectativas para o novo Plantão e, citando o jurista Carlos Augusto de Araujo Lima, disse esperar que a justiça realizada ali “assim como Deus, caiba mais na sensação do que na ideia”.

Novas instalações do Plantão

A área total ocupada pelo Plantão era de aproximadamente 352m². Após a readequação, esse número mais que dobrou, chegando a 754,3m². Isso possibilita benefícios como a reformulação do espaço da carceragem, que antes ficava localizada dentro do local ocupado pelo Ministério Público. O novo projeto aumenta o número de celas de duas para cinco, com acesso restrito pelo lado externo, onde a viatura estaciona, diretamente até a sala da guarda.

O cartório, que antes tinha área de 26,18m², passa a ter 50,93m². A área de atendimento e espera passará de 17,66m² para 34,42m².

O acesso ao Plantão também fica mais fácil e seguro. Se antes era necessário passar pelo estacionamento para chegar até ele, agora há uma porta diretamente na rua. Será instalado, além disso, um portal de raio-x pelo qual terão de passar todos os que circularem pelo local.

Foto: Brunno Dantas / Ascom TJ-RJ



VOLTAR