Um grande mutirão pela cidadania. Assim pode ser definido o cadastramento das famílias retiradas na semana passada da antiga sede do Flamengo, no Morro da Viúva, por força de mandado judicial de reintegração de posse. A ação foi organizada pelo Núcleo de Terras e Habitação (Nuth) da Defensoria Pública em sua sede operacional, no Centro do Rio, em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.  Foram cadastradas 207 famílias, o equivalente a 340 pessoas, das 9h às 16h desta quarta-feira (22).

Desde o inicio da ocupação do prédio, atualmente arrendado pelo grupo EBX, do empresário Eike Batista, as famílias estão sendo assistidas pelo Nuth. “Queremos assegurar uma solução definitiva para essas famílias, ou seja, uma moradia digna, que é o pleito de todas elas”, ressaltou o defensor público-geral, André Castro, que acompanhou a ação pela manhã.

Segundo o coordenador do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria, João Helvécio de Carvalho, a partir de segunda-feira (27), os dados colhidos na ação de hoje serão analisados individualmente para que sejam feitos os devidos encaminhamentos aos programas sociais e de moradia disponíveis.

“Todos os dados serão cruzados para ver se há duplicidade de cadastramentos. Identificamos casos que já poderiam ser encaminhados para ações imediatas, como uma família habilitada ao cadastro no Programa Bolsa Família”, disse. Também foram feitos encaminhamentos para emissão de documentos e outros serviços. 



VOLTAR