De acordo com pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz sobre a atividade econômica na terceira idade, a quantidade de idosos inadimplentes em 2014 teve forte aumento. Para contribuir na mudança desse quadro negativo, a coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), defensora pública Patrícia Cardoso, participa na quarta-feira (6) do Workshop Educação Financeira para a Terceira idade – Uma Experiência Bem Sucedida do Rioprevidência, na Universidade da Terceira Idade da UERJ, às 14h, no Auditório 91 – 9º Andar – Bloco F – Campus Maracanã.

A coordenadora Patrícia Cardoso vai ministrar a palestra “Violência financeira contra os idosos”. Segundo ela, a população da terceira idade está sofrendo com altos índices de fraudes. “Os idosos sofrem também com a exploração por parte dos próprios familiares que pedem para que eles façam empréstimos consignados”, explica.

Patrícia Cardoso destaca que o evento é importante porque é direcionado ao público que vem procurando muito a orientação da Defensoria Pública. “O Nudecon e todos os Núcleos de Primeiro Atendimento têm feito muitos atendimentos de idosos em situação de vulnerabilidade financeira”, frisa.

A defensora afirma que o evento é uma oportunidade importante de prevenir, educar e orientar àqueles que já estão com problemas financeiros. “Queremos orientar e ajudar aos interessados a buscar um equilíbrio na sua vida financeira”, finaliza Patrícia Cardoso.

Participarão também do workshop o Analista da Coordenação de Educação Financeira da Comissão de Valores Mobiliários, Júlio César Dahbar, e a Presidente do Procon do Rio de Janeiro, Solange Amaral.



VOLTAR