A solenidade de inauguração da sala do Núcleo de Assessoria Técnica (NAT) e descerramento da placa da sede operacional Menezes Cortes, na segunda-feira (04), contou com a participação do Defensor Público-Geral, André Castro, do secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, do 1º Subdefensor Público-Geral, Jorge Bruno, de coordenadores de núcleos, defensores públicos e servidores.

O espaço reservado para os profissionais da Secretaria Estadual de Saúde prestar assessoria técnica aos defensores públicos dos Núcleos de Primeiro Atendimento do interior conta com oito boxes equipados com computadores, internet e telefone para facilitar o suporte técnico em saúde pública.

Para o Defensor Público Geral, André Castro, o NAT é um convênio de fundamental relevância à Defensoria Pública. “O tema saúde é de grande importância para a nossa Instituição e este convênio ajudará a minimizar a judicialização”, destacou. André Castro considera que o caminho é buscar as soluções extrajudiciais.

O Defensor Geral destacou a celeridade nas trativas com secretário Estadual de Saúde, Felipe Peixoto, para fechar o convênio do NAT. “Agradeço a disponibilidade e a colaboração do Felipe Peixoto para que pudéssemos chegar a essa parceria”, frisou.

Já o secretário Felipe Peixoto reforçou o compromisso do trabalho em conjunto com a Defensoria Pública. “Fico feliz por poder firmar o convênio, instalar a sala do NAT e colocar em funcionamento nossas ideias para preparar tecnicamente o defensor público na área da saúde”, ressaltou.

De acordo com Felipe Peixoto, a união com a Defensoria vai atacar um ponto vulnerável do sistema que é a falta de informação. “Trabalharemos de mãos dadas para resolver problemas como a falta de informação”, analisou. Ele disse também que a Instituição tem o seu apoio para buscar melhores condições à população do Estado do Rio.

O ex-Defensor Público-Geral José Raimundo Batista Moreira descerrou a placa da sede Menezes Cortes, que entrou em operação em dezembro de 2010. José Raimundo Batista fez um breve histórico do esforço empenhado para tornar realidade o espaço que recebe mais de mil pessoas diariamente e conta com a atuação de mais de 500 defensores públicos, servidores e estagiários e funcionários tercerizados.

“Fico muito feliz por esse reconhecimento. Agradeço ao Defensor Público-Geral, André Castro, a fixação dessa placa e também por reconhecer o nosso esforço para tornar realidade essa sede operacional de 5.100m²”, finalizou emocionado José Raimundo Batista.

Participaram do evento também o assessor parlamentar, Francisco Messias, a subcorregedora-geral, Maria Leonor Fragoso, a presidente da Adperj, Maria Carmen de Sá, a conselheira Thaís Moya e os ex-conselheiros Nilsomaro de Souza Rodrigues e Maria de Fátima Dourado.



VOLTAR