A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ) informa que mantém, para o dia 28 de junho, às 13h, a data da primeira prova específica do XXV Concurso para Ingresso na Classe Inicial da Carreira da Defensoria Pública. O exame será aplicado no Edifício Sede da Defensoria.

A decisão é do 2º subdefensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Baptista Pacheco, que indeferiu requerimento da conselheira Laura Julia Andrade Fontenelle, no qual foi pedida a mudança da data para aplicação da prova, alegando que, no mesmo dia, ocorrerá a prova para o concurso do Ministério Público de São Paulo e para o cargo de auditor do TCE/RJ.

Segundo Pacheco, a realização do concurso com a maior celeridade é um anseio de todos os defensores públicos em razão das notórias dificuldades do mapa de movimentação e também da necessidade de fortalecimento da atuação da Defensoria Pública no interior.

O 2º subdefensor destacou que o fato de 3% dos aprovados para a segunda fase estarem inscritos no concurso do Ministério Público de São Paulo não é motivo suficiente para o atraso no cronograma. E que, entendimento diverso, segundo ele, privilegiaria uma minoria em detrimento de toda classe e da sociedade em geral, na medida em que esta será beneficiada com o preenchimento dos 34 cargos de defensor público substituto.

Ainda de acordo com Pacheco, o cronograma do concurso foi fixado com o objetivo de concluí-lo ainda no ano de 2015 pela premência do ingresso de novos defensores públicos.



VOLTAR