Os defensores de Classe Especial Orlando Viana Junior, Laís Tomaz Magalhães Tracy, Silvia Maria Nascimento Teixeira e Taíza Alves Barreto, que se aposentaram no 1º semestre de 2015, receberam nesta quinta-feira (9) placas de reconhecimento e agradecimento e participaram de uma cerimônia de homenagem, no auditório do 2º andar da sede, presidida pelo defensor público-geral, André Luís Machado de Castro, e prestigiada por vários colegas.

O defensor-geral lamentou a “perda de talentos” e a “lacuna irreparável” deixada pelos aposentados, e destacou que graças aos defensores mais antigos a instituição hoje é “forte, respeitada e com muita credibilidade”.

- É uma enorme satisfação prestar essa homenagem a defensores que se aposentam após carreira de muita dedicação e muito empenho – resumiu.

 Um dos agraciados, Orlando Viana Junior, destacou:

- Essa é uma homenagem bastante significativa, principalmente partindo do defensor-geral.

Muito emocionada, Laís Tomaz Magalhães disse estar “surpresa” com a “homenagem pelo reconhecimento dos aposentados e do 2º grau.”

- É a primeira vez que vejo algo assim – enfatizou a defensora, que citou a conquista da Defensoria na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Terceira a falar, a defensora Silva Maria Nascimento Teixeira lembrou ter 33 anos de Defensoria. “Fui muito feliz e tenho muito orgulho de ter sido defensora e agora ser defensora aposentada”.

- Jamais teria sido tão feliz numa carreira como fui como defensora –  disse, em seguida, Taíza Alves Barreto. A instituição está crescendo, mas que mantenha o espírito, de modo a atrair os vocacionados.

O 1º subdefensor público-geral, Jorge Augusto Pinho Bruno, lembrou que, “numa área que coloca o rito no centro da atuação”, faltava um “rito de encerramento”. A corregedora-geral,  Eliane Aina, agradeceu os ensinamentos recebidos de “colegas brilhantes, de atuação tão intensa”.

A defensora Maria de Graça Teixeira Gomes também se aposentou esse ano e receberá, em casa, a placa de reconhecimento e agradecimento.

Compuseram a mesa o defensor público-geral, André Luís Machado de Castro; o 1º subdefensor público-geral, Jorge Augusto Pinho Bruno; o 2º subdefensor público-geral, Rodrigo Baptista Pacheco; e a corregedora-geral, Eliane Aina. Prestigiaram a ocasião a coordenadora-geral de Programas Institucionais, Daniella Vitagliano; o coordenador-geral do Interior, Marcelo Leão; o assessor da Corregedoria, Lincoln Lamellas; o assessor parlamentar. Francisco Messias Neto; a coordenadora-geral do Estágio Forense, Adriana Britto; a subcoordenadora do concurso, Marcia Fernandes; a defensora Sonia Durvault e o defensor aposentado Dirceu Ramos.

Texto: Valéria Rodrigues

Fotos: Erick Magalhães



VOLTAR