A primeira Caravana do Direito à Saúde, realizada pela Defensoria Pública do Rio, pegou a estrada de volta à cidade carioca nesta sexta-feira (31) trazendo na bagagem uma valiosa experiência em dois dias consecutivos de evento. Promovida pela Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva, pela Coordenadoria do Núcleo de Fazenda Pública, pela Coordenadoria-Geral do Interior e pela Coordenadoria de Programas Institucionais do órgão, a ação aconteceu em Nova Friburgo e reuniu defensores públicos, secretários municipais e demais autoridades do setor para o debate de questões fundamentais na garantia dos direitos dos cidadãos.

A caravana desembarcou na Região Serrana do Rio nesta quinta-feira (30) para uma reunião com os gestores locais do setor. Dos 16 secretários municipais da matéria, 15 compareceram ao encontro e ouviram a proposta de convênio para o fornecimento extrajudicial dos serviços de Saúde, entre outras iniciativas apresentadas pela Defensoria Pública. A expedição de ofícios para mapeamento dos serviços e ações de Saúde oferecidos na região foi uma delas.

- O encontro foi muito positivo porque estreitou os laços da Defensoria Pública com os secretários municipais de Saúde. Eles ficaram bastante entusiasmados com a abertura para o diálogo, as trocas de experiências e com a possibilidade de um trabalho em parceria conosco - observou a coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva, Thaisa Guerreiro.

Já na manhã desta sexta (31) quem embarcou na iniciativa foi um grupo de cerca de 13 defensores públicos da Região Serrana. A eles foi feita uma apresentação sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre portarias, políticas públicas e demais temas relacionados ao assunto.

- Também fornecemos um vasto material sobre tutela coletiva e individual em Saúde e apresentamos o projeto de formação de uma mini câmara para a solução extrajudicial de conflitos nos mesmos moldes da Câmara de Resolução de Litígios existente no Municipio do Rio - frisou Thaisa.

E o defensor público Marcelo Leão avaliou:

- O encontro com os defensores também foi bem positivo, uma vez que os mesmos aprovaram a aproximação com os gestores de Saúde e verificaram ser esta uma forma de melhor caminho para diminuir a judicialização - destacou.

Texto: Bruno Cunha

 



VOLTAR