A Defensoria Pública do Rio, através do Núcleo contra a Desigualdade Racial (Nucora), promoveu o debate Mitos e Verdade - Passado, Presente e Futuro da Mulher Negra no Brasil, na terça-feira (28 de julho), na sede da Defensoria. Com mediação da apresentadora da TV Brasil, Luciana Barreto, o evento reuniu representantes de movimentos da sociedade civil para o debate de questões como a da dificuldade das negras de acesso à Educação, ao emprego e a bens duráveis.

No encontro foram apresentados dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de que a renda delas é inferior à metade da renda de homens brancos e corresponde a cerca de 56% do que é recebido por mulheres brancas. Outro ponto central foi a discussão de propostas para o Relatório da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), integrada pela coordenadora do Nucora, a defensora pública Lívia Casseres.

Ela dividiu a mesa de debates do evento com a vice-presidente da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB/RJ, Sandra Machado; a representante da Juventude Negra - Coletivo Enegrecer, Dara Sant´anna; a representante da Marcha das Mulheres Negras, Clatia Vieira; a professora e doutora em Filosofia pela Universidade Gama Filho, Helena Theodoro; e a escritora Lia Vieira.

Parte do Ciclo de Debates Defensoria, Direito e Sociedade, o encontro também celebrou os cinco anos do Estatuto da Igualdade Racial.



VOLTAR