A Administração Superior visitou as novas instalações da DPRJ no Méier

 

Para uma segunda-feira em que os termômetros subiram na cidade, a Defensoria Pública registrou, no Méier, temperaturas amenas e agradáveis na opinião do público atendido no primeiro dia de funcionamento das novas instalações da instituição. Climatizadas, com sala de espera reformada e equipada com TV, as instalações recebem uma média de 400 pessoas por dia.

Com a reforma realizada pela Diretoria de Infraestrutura e Engenharia, com o apoio da Diretoria de Gestão da Informação e da Coordenação de Material e Patrimônio, a unidade localizada na Zona Norte do Rio passa a operar em um espaço adaptado às pessoas com deficiência e também com um novo sistema de atendimento, o da triagem qualificada.

Implantado para atender o assistido não agendado e a ele prestar informações jurídicas com foco na qualidade, o serviço de triagem qualificada conta com a atuação de funcionários treinados para prestar informações diretamente aos assistidos, analisando a situação de cada um e providenciando o encaminhamento para os órgãos de atuação somente dos casos necessários.

– Essa reforma estrutural, bastante grande, proporciona ao usuário dos serviços da Defensoria Pública condições muito mais dignas para ser atendido e para aguardar o atendimento na instituição. Também é muito importante destacar a implantação do serviço de triagem qualificada, que dá mais segurança no atendimento e possibilita o acesso a informações de maneira muito mais rápida e que dispensa a vinda das pessoas com frequência à Defensoria, comparecendo aqui somente quando necessário. Além disso, tivemos uma grande cooperação dos defensores públicos do Méier para que esse novo modelo fosse implementado e queremos que ele tenha muito sucesso aqui para reproduzi-lo em vários outros locais – destacou o defensor-geral do Estado, André Castro, em visita às novas instalações com o 1º subdefensor-geral do Estado, Denis Praça, e com a chefe de gabinete, Paloma Lamego.

Apresentada em reunião entre os defensores públicos do Méier e o 1º subdefensor-geral do estado, a necessidade de reforma do local de atendimento e de implantação de um serviço mais ágil e de ainda mais qualidade para a população surgiu, também, de uma visita do ouvidor-geral da DPRJ, Pedro Strozenberg, à unidade. Com isso, chegou-se ao modelo atual e que conta ainda com duas recepções: uma para os casos da área Cível e dos Juizados e outra para os de Família.

– Acreditamos, sobretudo, que com esse novo sistema teremos um atendimento ainda melhor e mais ágil, além de uma recepção mais inteligível e uma sala de espera mais confortável. Com a divisão da recepção em duas, vamos balancear o fluxo de atendimento – observa Denis Praça.

Usuários e funcionários aprovam mudanças

As mudanças implementadas na sede do Méier com o novo sistema de atendimento agradaram a usuários e funcionários da instituição já no primeiro dia de operação, nesta segunda-feira (2). Muitos comentaram a novidade.

– Estamos em uma boa sala, com uma boa TV e ar condicionado. O público merece conforto – ressaltou a recepcionista Luzinete Hermínia Ferreira, de 57 anos, às voltas com o seu processo de divórcio.

Usuária dos serviços da Defensoria Pública do Méier desde 2002, Ângela Cristina Carneiro Lopes esteve na instituição para acompanhar o andamento de um inventário e comentou a mudança estrutural.

– O ambiente ficou mais acomodado para nós e organizado. Há mais lugares para sentar e o local está mais refrigerado. Eu gostei bastante – disse.

Em contato direto com os assistidos na triagem qualificada, o funcionário Augusto Nasser conta que muitos estão saindo dali confiantes e satisfeitos.

– Eles notam a mudança com a reforma da sede do Méier e com a implantação do novo sistema de atendimento, metodologia que gera mais confiança nos assistidos – observa.

Recepcionista na Defensoria Pública, Michelle Santos de Souza, de 28 anos, resume:

– Ficou tudo muito bonito e, com o novo sistema, há qualidade no atendimento e qualidade de vida para funcionários e assistidos.

Clique aqui e veja mais imagens em nosso Flickr.

Texto: Bruno Cunha

Fotos: Erick Magalhães

Ângela Cristina Carneiro Lopes: "O ambiente está mais confortável para nós"
A recepcionista Michelle de Souza nas novas instalações

 



VOLTAR