A Defensoria Pública do Rio de Janeiro e a Coppe/UFRJ assinam nesta quinta-feira (13) convênio para o desenvolvimento do programa de informação “Verde - Sistema Facilitador da Assistência Jurídica”. Além do defensor público-geral, André Castro, e do diretor de tecnologia e inovação da Coppe, Fernando Rochinha, a cerimônia terá a participação do secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marcelo Veiga, e do secretário estadual da Casa Civil, Leonardo Espíndola. 

O Verde é uma ferramenta que, entre outras funções, vai centralizar os dados de todos os usuários da Defensoria em um único sistema, além de permitir o controle dos processos, o prazo das prisões e a automatização de uma série de ações hoje realizadas manualmente, agilizando o atendimento e reduzindo a espera até a conclusão do processo.

Hoje, o usuário possui um cartão de papel, onde são anotadas as informações sobre o andamento das ações. Em caso de extravio do cartão, por exemplo, o defensor fica sem acesso ao histórico, sendo necessário recuperar todo o processo.

 “A ideia é que o Verde possa facilitar a comunicação entre os defensores e organizar a circulação da informação. Além disso, o sistema irá automatizar algumas funções repetitivas. Enfim, o Verde irá desenvolver múltiplas funções que facilitarão o dia-a-dia do defensor”, explica o secretário-geral da Defensoria Pública, Denis Praça. O sistema também permitirá que os defensores possam dedicar mais tempo ao contato pessoal com o usuário do serviço, resultando na melhoria do atendimento prestado. 

O processo de desenvolvimento do Verde terá intensa participação dos defensores e a execução do projeto será realizada pelo Centro de Apoio a Políticas de Governo (CAPGov), da Coppe/UFRJ.  A interação entre as equipes será feita mediante reuniões semanais para apresentação de demandas e necessidades do dia-a-dia.

“É fundamental que a gente consiga identificar as mais diferentes necessidades para atendê-las com presteza e sem a participação isso é impossível. A participação, nesse caso, não é apenas a realização de um valor democrático; aqui ela é fundamental para que este instrumento de trabalho seja realmente eficaz”, concluiu o secretário-geral.

O professor titular e coordenador da Linha de Engenharia de Dados e Conhecimento da Coppe/UFRJ, Jano Souza, destaca que o Verde "irá potencializar o ferramental de trabalho do defensor, valorizando as ações dos membros e servidores da Defensoria e contribuindo na gestão administrativa".

Já o coordenador técnico do CAPGov, Sérgio Rodrigues, ressaltou a importância da parceria e atuação em conjunto com a Defensoria e destacou um dos objetivos do Verde. "Um grande legado do sistema é facilitar a vida do defensor e também do assistido, otimizando tempo e fazendo com que as informações certas cheguem rápida e diretamente aos defensores”.

A expectativa é que o Verde tenha alguns módulos implantados, em fase de testes, no início do próximo do ano.

 

Serviço:

Assinatura de convênio entre Defensoria e Coppe/UFRJ

Data: 13 de agosto

Horário: 17 horas

Local: Sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro Terminal Garagem Menezes Cortes – Rua São José, 35, 13º andar – Centro. 



VOLTAR