A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro inaugurou na manhã desta terça-feira (18) as novas instalações do Núcleo de Família da Regional Alcântara, na cidade de São Gonçalo. De acordo com a defensora pública titular do Núcleo desde 2003, Anik Quintanilha, as estatísticas da Defensoria e do Tribunal de Justiça comprovam que o número de processos distribuídos em Alcântara é muito superior ao do Centro de São Gonçalo devido ao grande número de hipossuficientes na região. “Nós teremos espaço para receber os assistidos com conforto, possibilitando atendimento mais rápido e eficaz”, disse.

Ainda de acordo com a defensora, uma das novidades é a sala para mediação. “Além disso, agora teremos um local com acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, além de estarmos próximo do Fórum e de transportes públicos”, declarou Anik.

O defensor público-geral, André Castro, ressaltou que esta é a quinta sede entregue em 2015. “A antiga sede não comportava mais o enorme volume de pessoas que procuram a Defensoria. Nós precisávamos melhorar as novas instalações, ampliá-las e torná-las mais confortáveis e adequadas para o serviço que prestamos para a população”, declarou.

Castro agradeceu ainda o empenho dos funcionários, em especial a diretora de Engenharia, Taciana Garcia, e o subsecretário de Planejamento e Modernização, Rodrigo Soares, por, em tão pouco tempo, terem conseguido entregar mais uma instalação. “Inauguramos Porto Real no último dia 6 e em poucos dias conseguimos dar esse novo ar, essa nova sede aos munícipes de São Gonçalo”.

O secretário-geral, Denis Praça, enfatizou que um dos graves problemas que assola a Defensoria Pública diz respeito às suas instalações físicas, que não suportam o volume de atendimento.  “É com muita satisfação que nós prosseguimos com a série de inaugurações das sedes. A Defensoria Pública tem feito um esforço muito grande para dar mais dignidade ao usuário e dar mais qualidade de vida ao defensor”, disse.

O coordenador da Região 2, defensor público Marcelo Mendonça, agradeceu o carinho da Administração com a região. “Funcionávamos em um lugar muito precário”. A secretária municipal de Administração, Roseli Constantino, representou o prefeito Neilton Mulin, e declarou que quem ganha com a nova sede é a população.

Mais de 100 pessoas procuram o Núcleo de Família diariamente. Dentre as solicitações estão dissolução de união estável, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia e ofício para habilitação de casamento. O espaço inaugurado estará aberto ao público amanhã (19), a partir das 11h. O atendimento acontece das 11h às 18h às segundas, quartas e sextas-feiras e das 7h às 18h às terças e quintas-feiras.

Texto: Fernanda Pizzotti

Foto: Erick Magalhães



VOLTAR