Os familiares dos presos assistidos pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) poderão receber informações sobre o processo diretamente pelo WhatsApp. O serviço, oferecido pelo Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen) da instituição, visa a atender principalmente aqueles que têm dificuldade para se deslocar até o órgão, que funciona no Centro do Rio. 

Para ter acesso ao serviço, o familiar precisa se cadastrar no Nuspen. Para isto, basta comparecer ao núcleo – que atende na Avenida Rio Branco, 147, 12º andar – com documentos que indiquem o grau de parentesco com a pessoa presa. Não é preciso agendar. Feito o cadastro, o familiar deve enviar mensagem por WhatsApp para o número (21) 9977-69145.

O defensor Marlon Barcellos, coordenador do Nuspen, explica que o órgão fornecerá informações tais como a data de implementação dos direitos de execução da pessoa presa, de livramento condicional e de progressão, assim como relativas à obtenção de carteirinhas para visitação do familiar preso.  

– O serviço busca beneficiar os familiares cujo deslocamento do local de residência até a sede do Nuspen é muito custoso, não só pelo dinheiro, como também pelo tempo. Fizemos uma pesquisa com as pessoas que comparecem de forma agendada ao núcleo e constatamos que mais de 90% delas demandam informações que podem ser passadas de forma eletrônica, dispensando-se a presença física. São informações simples, mas que não podem ser passadas por telefone em razão da dificuldade de se verificar a identidade do interlocutor – explicou o defensor.



VOLTAR