Defensores de Núcleos de Primeiro Atendimento e de outros órgãos com essa atribuição conheceram na sexta-feira (17), em reunião de trabalho realizada na sede, as ferramentas e funções do Sistema Verde especificamente voltadas a quem recebe o assistido na porta de entrada da instituição para elaboração de iniciais, formulação de ofícios e orientação jurídica. O Sistema Verde foi criado por técnicos da Coope/UFRJ com a finalidade de oferecer à Defensoria do Rio ferramentas de informática capazes de integrar rotinas e procedimentos de todos os órgãos de atuação.
— Esse é um passo importantíssimo para a informatização das rotinas da Defensoria, otimizando o atendimento. Será uma ferramenta absolutamente indispensável para facilitar a organização de nossas atividades, eliminando o retrabalho e oferecendo a oportunidade de integração com outros órgãos – resumiu o defensor geral, André Castro, ao abrir a reunião.
André Castro adiantou que a equipe da Coppe/UFRJ já está em contato com o Tribunal de Justiça para que seja possível a integração entre o sistema da Defensoria e o do Judiciário. A ideia é que, no futuro, outros órgãos sejam, gradativamente, agregados ao Verde. Como os tribunais superiores, que já a partir da próxima segunda-feira, 20, passarão a fazer intimação dos defensores eletronicamente; ou a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), tornando mais ágil as tarefas que dependam de cartórios.
Segundo o 1º subdefensor geral, Denis Praça, o Sistema Verde foi pensado para “automatizar tarefas repetitivas”, e permitirá registrar e organizar informações que os defensores públicos recebam e produzam, além de tornar possível formulação de estatísticas, importação de dados de outros sistemas e, consequentemente, dispensa de buscas e pesquisas de dados em outros ambientes.
Para tanto, a Defensoria já conta com servidor de rede próprio, em substituição ao Proderj. Pelo Verde, os órgãos com atribuição de Primeiro Atendimento vão dispor de ferramentas de informática para todas as tarefas do dia a dia, da emissão de ofícios à distribuição eletrônica de ações; um aplicativo dará aos defensores acesso, por celular, à agenda de atendimentos do núcleo .
O Verde está em testes há cerca de um ano, nos núcleos de Madureira e do Méier. Titular do primeiro, a defensora Andrea Mazza discorreu sobre a experiência de utilizar o sistema ainda na fase piloto. Ela destacou que a novidade precisa vir acompanhada de adesão total também de servidores e de estagiários e ressaltou o quanto é bom ter à mão todo o histórico, judicial e extrajudicial, de cada assistido na instituição. Além disso, lembrou ela, o sistema garante a padronização dos ofícios emitidos pelos núcleos e garante que, ao cobrir férias de colegas, os defensores não tenham dificuldades em localizar, por data, a distribuição de processos.
— Trata-se de um divisor de águas para a Defensoria – disse Andrea Mazza.
Antes de assumir a chefia de gabinete, a titular do núcleo do Méier Paloma Lamego também teve oportunidade de testar o Sistema Verde. “É muito intuitivo, amigável e fácil de usar”, definiu. Paloma enfatizou a importância de se incentivar os estagiários e funcionários a se familiarizarem com o sistema. “Aos poucos, vamos construindo nosso banco de dados”, explicou. “O sistema é libertador; nos libera das funções mecânicas do trabalho e deixa tempo para nos dedicarmos ao esforço intelectual”.
A Coppe/UFRJ também participou da reunião de trabalho:
— Foi desafiador desenvolver ferramentas customizadas, priorizando a integração das tarefas e o gerenciamento do tempo dos defensores – disse o coordenador do Sistema Verde, Sergio Assis Rodrigues.
A coordenadora da Central de Relacionamento com o Cidadão, Gabriela Cherem, informou que o Verde já começará a funcionar contendo o cadastro acumulado em dez anos de CRC, quase todo com dados de órgãos de atuação da capital. Segundo ela, a criação do Verde permitiu que a CRC corrigisse alguns problemas de operação, o que poderá tornar viável, até o final desse ano, agendamento para todos os órgãos do município do Rio e de alguns da Baixada Fluminense.
Ela lembrou aos defensores presentes à reunião (também transmitida em tempo real pelo site da Defensoria) que estimulem os usuários a recorrerem ao atendimento online pelo portal da instituição (são cerca de 6 mil consultas mensais, com resposta enviada por email 24 horas depois, em média) e também à pesquisa na aba Para o Cidadão/Conheça nossos serviços, na qual há informação sobre documentos exigidos nas demandas mais comuns.
Ao fim da reunião, o 1º subdefensor geral anunciou calendário de treinamento do Verde para defensores e servidores dos Núcleos de Primeiro Atendimento, de Juizados Especiais e de Juízos Únicos, que terão uma aula de três horas e meia, na sede, entre 9 de março e 18 de maio. Apenas os órgãos das regiões 7, 8, 9 e 12, mais distantes, receberão orientações nas próprias comarcas, conforme cronograma de visitas da Coordenação-Geral do Interior.