A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro recebeu nesta quinta-feira 66 novos servidores. Todos foram aprovados no 2º concurso para o quadro de apoio da instituição e empossados em cerimônia realizada à tarde, no auditório da Fesudeperj. Nos próximos dias, a Defensoria receberá o reforço de outros quatro técnicos, elevando para 117 o total de novos servidores somente este ano.

Dos que tomaram posse hoje, 65 são técnicos superiores jurídicos, enquanto o outro servidor passou na prova para o cargo de técnico superior especializado em serviço social: “Serviço social? Temos uma demanda muito grande para você!”, disse o defensor público-geral André Castro, arrancando risos da plateia composta por defensores, novos servidores e familiares.

“Agora vocês têm a missão de ouvir as pessoas e entender a fundo os problemas para, dessa forma, oferecer um atendimento de qualidade às pessoas que mais precisam”, concluiu André, que também destacou a qualidade dos novos servidores e desejou boas vindas.

Em sua fala, o secretário-geral da Defensoria, Denis Praça, ressaltou a missão dos novos servidores e da Defensoria e enfatizou a necessidade de se fortalecer os serviços públicos: “Precisamos defender os serviços públicos. A Defensoria, constitucionalmente, tem a missão de trazer à realidade os direitos fundamentais garantidos em lei. É uma missão muito difícil, porém extremamente gratificante. E ela agora é de cada um de vocês”, afirmou.

Representando a Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Asdperj), Ana Carolina Costa Silva destacou sua felicidade com o fato de esta ter sido a primeira vez que um representante dos servidores compunha a mesa, o que definiu como “reconhecimento da diretoria institucional”, e ressaltou a importância da associação: “Somente uma organização de classe forte é capaz de lutar por seus servidores”.

Os novos integrantes da família DPRJ passarão por um curso de ambientação, com duração de seis dias, e promovido pelo Cejur e pelo Departamento de Recursos Humanos da Defensoria. Já entre os dias 13 a 16, haverá treinamento nos órgãos de atuação. O clima é de felicidade nesta chegada.

“Estou muito feliz em trabalhar nessa instituição que presta serviço à população carente e esquecida pelo estado. Eu chorei muito, de felicidade. Muito feliz em poder olhar para as pessoas e trata-las como iguais, pois as pessoas são iguais, apesar de o estado não trata-las assim. A Defensoria atua justamente nessa igualdade e eu acho isso lindo”, afirmou a nova servidora Patrícia Soeiro, que vai trabalhar na 1ª Vara Cível de Caxias.

Também compuseram a mesa o primeiro subdefensor público-geral, Jorge Bruno; a subcorregedora geral, Maria Leonor Queiros de Carreira; e Fernanda Temporão, do Departamento Pessoal da instituição.

Entre os quatro servidores que serão empossados nos próximos dias estão dois técnicos superiores jurídicos e dois especializados em Ciências Contábeis.

Aos novos servidores, sejam bem-vindos à Defensoria Pública!  



VOLTAR